Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Primeira-dama Janja batiza submarino lançado por Lula e Macron no Rio de Janeiro

Cidade

Primeira-dama Janja batiza submarino lançado por Lula e Macron no Rio de Janeiro

A embarcação ainda irá passar por testes para avaliar sistemas de combate e estabilidade no mar

Primeira-dama Janja batiza submarino lançado por Lula e Macron no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2024 às 17:51

Atualizado: no dia 27 de março de 2024 às 18:08

A cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), foi realizada nesta quarta-feira (27), em Itaguaí, no Rio de Janeiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês Emmanuel Macron participaram do evento onde, como tradição da Marinha do Brasil, o batismo foi feito pela primeira-dama Janja Lula da Silva. 

“Eu batizo o submarino Tonelero. Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que nele navegarem”, disse Janja.

A embarcação, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e França firmada em 2008, ainda irá passar por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, e a sua estabilidade no mar. O orçamento do Prosub é de aproximadamente R$ 40 bilhões.

O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrico construído inteiramente no Brasil, através do Prosub. O programa de transferência de tecnologia entre os países visa entregar, até 2023, 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear.

Atualmente, dois submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.