Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 04 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Artífices da Ladeira da Conceição inauguram sede como vitória sobre a especulação e o Iphan

Cidade

Artífices da Ladeira da Conceição inauguram sede como vitória sobre a especulação e o Iphan

Em julho de 2014, os artesãos tradicionais receberam uma ordem de despejo que deveria ser cumprida em 72 horas, mas resistem até hoje

Artífices da Ladeira da Conceição inauguram sede como vitória sobre a especulação e o Iphan

Foto: Valter Pontes / Secom / Divulgação

Por: James Martins no dia 25 de abril de 2024 às 09:20

A Associação dos Artífices do Centro Tradicional de Salvador inaugura neste sábado (27), a partir das 9h, a sua sede própria na Ladeira da Conceição da Praia, número 32. O evento tem programadas atividades como limpeza do espaço, exposição de peças icônicas do trabalho por eles desenvolvido, e a abertura oficial com uma providencial feijoada. 

"Os artífices são trabalhadores negros que empenham suas forças e criatividade na produção e manipulação de ferros, mármores e afins. Os mestres e aprendizes do centro tradicional de Salvador reproduzem ofícios manuais, transmitidos de forma oral, muitos deles apropriados pelos africanos escravizados ainda no período colonial. Hoje, esses trabalhadores que residem ou trabalham nos arcos resistem ao aliciamento do mercado imobiliário e às investidas de expulsão", diz o texto do convite divulgado nas redes sociais.

No dia 15 de julho de 2014, a pedido do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional), a Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) entregou um ultimato aos artesãos, dando um prazo de 72 horas para total desocupação dos arcos que eles utilizam há décadas, para uma suposta "reabilitação" e destinação dos mesmos a residências artísticas.


Imagens de ato contra a expulsão dos artífices, dezembro de 2014. Fotos: James Martins

A ordem de despejo gerou inconformidade e mobilização, com diversos atos contrários sendo organizados naquele mesmo ano, pela sociedade civil, classificando a medida do órgão federal como uma tentativa de "faxina étnica no Centro Histórico de Salvador". Devido à pressão popular, com apoio de artistas, políticos, sociólogos etc, houve recuo na tentativa de expulsão e a reforma que afinal foi inaugurada em 2020 manteve os artífices em suas oficinas tradicionais.   

Assim sendo, a inauguração da sede é um marco importante na luta pela permanência, numa realidade que busca impedir a margeação e deslocamento dos artífices do centro para as extremidades da cidade. 

"Este é um grito de celebração pela conquista da resistência negra e popular no centro antigo de Salvador que demonstra, de forma uníssona, que seguimos em luta e movimento", celebra a convocatória.

A cerimônia é aberta a todos. 

SERVIÇO
O QUE: Inauguração da Sede da Associação dos Artífices do Centro Tradicional de Salvador
ONDE: Ladeira da Conceição da Praia, número 32
QUANDO: Sábado (27), às 9h