Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Praça que abriga ‘Gordinha’ no Pelourinho está esquecida e fechada ao público

Cidade

Praça que abriga ‘Gordinha’ no Pelourinho está esquecida e fechada ao público

Criada nos anos 1990, no Pelourinho, para ocupar o lugar das ruínas das casas do Centro Histórico de Salvador, a Praça das Artes se encontra inutilizada e sem poder receber os soteropolitanos. Fechada para reforma desde agosto do ano passado, a praça vem sendo reformada gradativamente. No entanto, no meio dela, uma obra de arte agoniza [Leia mais...]

Praça que abriga ‘Gordinha’ no Pelourinho está esquecida e fechada ao público

Foto: Tácio Moreira/metropress

Por: Matheus Simoni no dia 29 de abril de 2016 às 13:48

Atualizado: no dia 29 de abril de 2016 às 14:12

Criada nos anos 1990, no Pelourinho, para ocupar o lugar das ruínas das casas do Centro Histórico de Salvador, a Praça das Artes se encontra inutilizada e sem poder receber os soteropolitanos. Fechada para reforma desde agosto do ano passado, a praça vem sendo reformada gradativamente. No entanto, no meio dela, uma obra de arte agoniza. 

Trata-se da fonte luminosa “Maria da Praça”, onde está uma das gordinhas esculpidas em fibra de vidro pela artista plástica Eliana Kertész. As imagens flagradas pela Metrópole mostram um triste retrato do monumento, que apresenta grave desgaste, além de ter sido vandalizada. 

Responsável pela manutenção dos monumentos, a Fundação Gregório de Matos (FGM) estuda levar a estátua a outro local. “Quando se fala de Eliana, fala -se de um trabalho fantástico. A Prefeitura reconhece que ela é uma grande artista, e a gente vai fazer a recuperação desse monumento. Estamos esperando a liberação de uma verba para licitar um novo lote de recuperação de monumentos. Este será um dos primeiros”, disse o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. 

Ele afirmou ainda que pretende firmar uma parceria com  o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a quem cabe a reforma e a administração do equipamento. “A gente vai fazer uma parceria, porque junto com a reforma da praça, tem que ser entregue o monumento recuperado”, declarou. 

Após a publicação desta matéria, Guerreiro informou ter entrado em contato com o órgão. O Ipac afirmou que segue realizando a obra e também estuda um novo local na mesma praça para  recolocar o monumento.

Prefeitura pretende assumir reforma

Segundo o secretário municipal de Manutenção, Marcílio Bastos, a Prefeitura chegou a planejar uma reforma no equipamento, mas não a concretizou. “Quando estava abandonada, fizemos uma limpeza e iríamos reformar. No entanto, na hora que iniciamos, o estado apareceu com algumas atividades e recuamos”, disse. Bastos afirmou ainda que pretende conversar com a FGM e o governo para que a Prefeitura de fato assuma a obra. 

Estacionamento atrapalha

Impedido de realizar toda a reforma estrutural, o Ipac aguarda a briga judicial entre o Ministério Público do Estado da Bahia e a empresa Master Park, responsável pelo estacionamento localizado abaixo da Praça das Artes. “O estacionamento pertence ao estado, mas está na Justiça. A gente não renovou o contrato com a empresa e ela não quer sair. Já fazem quatro anos que está na Justiça para ver se eles saem para podermos fazer a reforma da estrutura toda”, afirmou a assessoria do órgão. 

Ainda segundo ele, o Ipac espera a solução do imbróglio para, enfim, dar nova vida ao espaço. “Fizemos limpeza e pintura na parte de cima da praça. Acho que a partir de julho a gente já deve estar abrindo. Espero que a Justiça já tenha uma definição, já que o processo se arrasta há quatro anos, para que a gente possa entrar no edifício e fazer a manutenção predial”, completou o órgão.