Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Cidade

Em carta, Moraes pede veto do prefeito para mudança em nome de circuito

Na sessão da última quarta-feira (27), foi aprovado, na Câmara Municipal, um projeto que tem como objetivo sugerir a mudança de nome do Circuito Dodô, que batiza o percurso Barra-Ondina, para o da cantora Daniela Mercury. Com isso, Moraes pede, no documento, o veto do Prefeito ao projeto de autoria da Vereadora Vânia Galvão (do PT). [Leia mais...]

Em carta, Moraes pede veto do prefeito para mudança em nome de circuito

Foto: Divulgação

Por: Camila Tíssia no dia 01 de maio de 2016 às 10:04

Após a polêmica envolvendo o nome de um dos circuitos do Carnaval de Salvador, o músico Moares Moreira resolveu divulgar uma carta pública endereçada ao prefeito ACM Neto. Na sessão da última quarta-feira (27), foi aprovado, na Câmara Municipal, um projeto que tem como objetivo sugerir a mudança de nome do Circuito Dodô, que batiza o percurso Barra-Ondina, para o da cantora Daniela Mercury. Com isso, Moraes pede, no documento, o veto do prefeito ao projeto de autoria da vereadora Vânia Galvão (PT). 

Em sua carreira solo, Moraes se destacou como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar, um dos criadores da folia baiana, e lançou também diversos sucessos das músicas de carnaval. Moraes aproveitou, ainda, e fez um apelo direcionado aos artistas da terra e à sociedade, para que não deixem essa mudança se concretizar.

Confira na íntegra:

Excelentíssimo Sr. Prefeito ACM Neto,

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da mudança do nome do Circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador. Como todos sabem, este é o Circuito DODÔ, homenagem mais que justa, prestada ao nosso grande inventor, quando da criação do mesmo. Chegou ao meu conhecimento a proposta da mudança de nome do referido circuito, que passaria a levar o nome de Daniela Mercury.

Chega de ingratidão, Bahia, seus filhos pródigos não merecem isso. Esta história vem de longe, todos sabemos que Dorival Caymmi tinha sérias queixas da Bahia. Outros nomes importantes, até de outras áreas, também sofreram e sofrem a falta do devido reconhecimento por partes das autoridades que nos representam. Eu certamente também me incluo nesta lista.

Pelo que sei, este projeto já foi aprovada na Camara Municipal, quem sabe a toque de caixa, pois agora só depende da sanção do nosso Prefeito. É no mínimo espantoso, um erro histórico imperdoável. Todos sabemos da enorme contribuição do nosso mestre, não só na invenção do poderoso TRIO ELÉTRICO, como também e principalmente na criação do Pau Elétrico, que veio dar na guitarra baiana, colocando desta maneira a Bahia como pioneira na criação da Guitarra Elétrica. É um divisor de águas. A nossa folia se conta antes e depois do Trio Elétrico.

Daniela merece todas as homenagens, é sem dúvida uma das nossas maiores artistas. Mas raciocinem comigo: porque agora vamos fazer esta indelicadeza com Dodô, sua família e seus admiradores? Dodô merece este protagonismo. Osmar, por ser mais expansivo e até pelo fato de ter vivido mais tempo, teve maior reconhecimento. Sou testemunha, porém, de como ele citava Dodô o tempo todo, sempre lembrando a importância do mestre da Eletrônica.

Faço aqui um apelo dramático: peço o apoio dos colegas, não deixem que isto aconteça. Que a opinião pública também se manifeste, afinal, o carnaval é festa do povo, que tem todo direito de não aceitar esta mudança. Faço um apelo também a minha querida Daniela, que de alguma forma já se apoderou daquele circuito, através das suas marcantes apresentações.

Pra finalizar, peço ao nosso prefeito o seu veto. Não aprove, não faça isso, pois, pensando bem, tenho certeza que seu avô não o faria. DODÔ NO QUE DER E VIER!

Atenciosamente,

MORAES MOREIRA