Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Famílias afetadas pelo deslizamento de terra no Barro Branco recebem benefício

Cidade

Famílias afetadas pelo deslizamento de terra no Barro Branco recebem benefício

Após o deslizamento de terra, na localidade do Barro Branco, na avenida San Martin, nesta quarta-feira (4), a Prefeitura iniciou trabalhos, desde o início desta manhã, para minimizar os estragos causados pelas chuvas.[Leia mais...]

Famílias afetadas pelo deslizamento de terra no Barro Branco recebem benefício

Foto: Gabriel Nascimento/ Metropress

Por: Jessica Galvão no dia 04 de maio de 2016 às 15:56

Após o deslizamento de terra, na localidade do Barro Branco, na avenida San Martin, nesta quarta-feira (4), a Prefeitura iniciou trabalhos, desde o início desta manhã, para minimizar os estragos causados pelas chuvas. 

Por conta disso, os órgãos envolvidos estudam remover famílias que, segundo a prefeitura, vão receber benefícios sociais, e ações para prestar outros auxílios imediatos aos moradores da área, além de realizar a limpeza e reparos emergências nos locais atingidos. 

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho, uma avaliação prévia foi realizada pelos engenheiros da pasta, pela manhã, mas ainda não há um número exato das casas atingidas e de famílias que devem ser remanejadas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). "Com o movimento de terra houve um descalçamento das bases de várias residências. Ainda não podemos avaliar o quanto foi atingido. Por conta disso solicitamos nova inspeção, durante a tarde, para tomarmos uma providência definitiva, bem como efetuar a evacuação dos imóveis condenados", explicou o diretor da Codesal.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, que esteve no Barro Branco pela manhã, falou do ocorrido. "Houve uma infiltração no talude, fazendo com que um maciço de terra se deslocasse atingindo uma rede de água e provocando o deslizamento. As obras de contenção da encosta avançam em ritmo acelerado, mas, infelizmente, a área atingida ainda não havia recebido a cobertura de cortina atirantada, que já compõe 130 metros da encosta, cujas ações já alcançam 60% e serão finalizadas até outubro", disse.

De acordo com a Semps, uma equipe já foi encaminhada ao local para o cadastramento das famílias afetadas, no Aluguel Social. Segundo a secretaria, as famílias que receberem notificação da Codesal para sair das residências serão encaminhadas pela Semps para realização de cadastro socioeconômico e recebimento do benefício, cujo pagamento será realizado no menor prazo de tempo possível, visando o bem-estar das famílias.