Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Banhistas devem tomar cuidado com risco de infecções no mar

A previsão para os próximos dias, incluindo o feridão que une a quinta-feira (26) ao final de semana, é de chuva.O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disponibilizou nesta terça-feira (24) um boletim com informações sobre as praias que estão impróprias para banho, além de alertar a população sobre os riscos encontrados na água.[Leia mais...]

Banhistas devem tomar cuidado com risco de infecções no mar

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Alaine Brasil no dia 24 de maio de 2016 às 17:01

A previsão para os próximos dias, incluindo o feridão que une a quinta-feira (26) ao final de semana, é de chuva.O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disponibilizou nesta terça-feira (24) um boletim com informações sobre as praias que estão impróprias para banho, além de alertar a população sobre os riscos encontrados na água.

Segundo o coordenador de Recursos Ambientais e Hídricos do Inema, Eduardo Topázio, historicamente, as praias mais limpas da capital são as que estão localizadas a partir da região de Piatã, em direção ao Litoral Norte. “A Barra também raramente apresenta problema. Na Bahia são monitoradas cerca de 120 praias, 35 em Salvador, e as piores, principalmente em época de chuva, são as que têm saídas de rios, como Boca do Rio, algumas da Cidade Baixa e também próximo ao Rio Jaguaribe”, revela.

Topázio afirma que a qualidade da água nas praias piora substancialmente em períodos de chuva por causa da drenagem pluvial, que leva a sujeira da cidade para o mar. “Salvador é uma cidade peninsular, então toda a água de chuva vai acabar no mar, levando muito lixo que as pessoas jogam na rua. São essas áreas que ficam muito piores em períodos de chuva por causa do lixo jogado nas ruas ou mal acondicionado, colocado em locais impróprios”, afirma.