Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador é a segunda cidade com menor número de fumantes

Cidade

Salvador é a segunda cidade com menor número de fumantes

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que dez mil mortes são registradas diariamente em decorrência do consumo de cigarro em todo planeta [Leia mais...]

Salvador é a segunda cidade com menor número de fumantes

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Alaine Brasil no dia 26 de maio de 2016 às 09:40

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que dez mil mortes são registradas diariamente em decorrência do consumo de cigarro em todo planeta. O estudo indica ainda que o tabaco é a principal causa de óbitos no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo. Apesar dos números alarmantes, o Ministério da Saúde destaca Salvador como a capital brasileira com o menor índice de fumantes, onde 7% da população adulta declara fazer uso do cigarro.

O baixo consumo de tabaco na capital baiana é atribuído, além da conscientização da população, ao intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa de Controle ao Tabagismo (PMCT). "Somente no ano passado, aproximadamente mil pessoas participaram dos grupos de tabagismo nas nossas unidades de saúde. Nosso objetivo é não só a cessação do hábito de fumar, mas também a prevenção de recaídas. Com isso, atingimos uma média satisfatória de 43% dos participantes deixaram de usar o cigarro", afirmou Carla Germiniana, coordenadora do PMCT.

O tratamento totalmente gratuito oferecido nas unidades de saúde do município consiste, inicialmente, por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes. Durante as sessões iniciais, havendo indicação, é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo, sendo que, dependendo do caso, poderá haver combinação de remédios para obtenção de um resultado mais satisfatório”, ressalta Carla.

Os interessados em parar de fumar podem se cadastrar em uma das 26 unidades municipais que contam com o Programa de Tabagismo, ou ligar para o número 3202-1045, para mais informações.