Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Prefeitura homenageia mulheres atuantes na luta pela independência da Bahia

A Prefeitura de Salvador homenageou nesta quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores, as mulheres atuantes na independência da Bahia. Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa foram lembradas com destaque na cerimônia que contou com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e demais autoridades.

Prefeitura homenageia mulheres atuantes na luta pela independência da Bahia

Foto: Divulgação/ Agecom

Por: Bárbara Gomes no dia 01 de julho de 2015 às 16:20

A Prefeitura de Salvador homenageou nesta quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores, as mulheres atuantes na independência da Bahia.  Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa foram lembradas com destaque na cerimônia que contou com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e demais autoridades.
 
“Essa homenagem, que tradicionalmente era realizada no início da tarde do Dois de Julho, foi antecipado em comum acordo entre a Câmara e a FGM no intuito de ressaltar ainda mais a importância da figura daqueles que contribuíram para a consolidação da independência do Brasil e ocorrida na Bahia”, disse o prefeito.
 
O presidente da Câmara, Paulo Câmara, ressaltou que todo o engajamento do povo nas batalhas da Independência serve como reflexão para a transformação necessária nos dias atuais, destacando as mulheres que fazem parte da história do Dois de Julho. Na ocasião, ele aproveitou para homenagear a professora e historiadora Consuelo Pondé, que faleceu há poucos meses e estava à frente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), ela era uma das defensoras dos festejos da Independência na Bahia.