Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Biblioteca Central dos Barris está fechada há 18 dias por falta de segurança

Cidade

Biblioteca Central dos Barris está fechada há 18 dias por falta de segurança

Ao Metro1, uma funcionária da unidade afirmou que, apenas serviços internos estão em funcionamento e a situação foi provocada por conta da paralisação de vigilantes desde o dia 10 de junho. [Leia mais...]

Biblioteca Central dos Barris está fechada há 18 dias por falta de segurança

Foto: Dimitri Argolo Cerqueira / Metropress

Por: Camila Tíssia no dia 27 de junho de 2016 às 10:04

Atualizado: no dia 27 de junho de 2016 às 12:32

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), chamada de Biblioteca Central dos Barris, está fechada há 18 dias por falta de segurança no local. Nesta segunda-feira (27), uma funcionária da unidade afirmou ao Metro1 que, apenas o administrativo está em funcionamento e a situação foi provocada por conta da paralisação de vigilantes desde o dia 10 de junho.

O estudante, ou qualquer pessoa, que vá até o espaço utilizar o sitema de pesquisa encontra a porta fechada, com um aviso afixado pela direção. "Atenção! Prezados frequentadores, informamos que em função da paralisação dos vigilantes que trabalham nesta biblioteca, estamos funcionando apenas para os serviços internos", diz o comunicado.

Localizada no bairro dos Barris, em Salvador, o espaço é coordenado pela Fundação Pedro Calmon e uma empresa terceirizada seria responsável pelo sistema de segurança. Em nota, o órgão falou que a paralisação dos 23 vigilantes que trabalham no local se dá por conta do atraso no pagamento de salários destes profissionais. Ainda segundo a Fundação, o recurso para a quitação da dívida é repassado pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e não foi enviado, diante da crise econômica que atinge todo estado.

"Tendo em vista o zelo pelo patrimônio público e a segurança dos usuários, a decisão de fechamento da unidade permanece até a resolução do quadro. A Fundação Pedro Calmon preza pelo bom funcionamento de suas unidades e está envidando todos os esforços junto à Sefaz para que a situação seja resolvida o mais breve possível e a Biblioteca possa voltar a prestar seus serviços à população", diz o comunicado. A biblioteca é conhecida por conter o maior acervo da América Latina e tem 200 anos de fundação.