Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Índice de infestação do Aedes aegypti em Salvador reduz 22% em junho

Cidade

Índice de infestação do Aedes aegypti em Salvador reduz 22% em junho

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), medido entre os dias 01 e 22 de junho, revelou que o novo Índice de Infestação Predial (IIP) é de 1,4%, em Salvador. [Leia mais...]

Índice de infestação do Aedes aegypti em Salvador reduz 22% em junho

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Por: Luiza Leão no dia 25 de julho de 2016 às 20:49

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), medido entre os dias 01 e 22 de junho, revelou que o novo Índice de Infestação Predial (IIP) é de 1,4%, em Salvador. Apesar da cidade não estar livre dos riscos de epidemias provocadas por mosquitos, a redução representa 22% ante o levantamento realizado no mês de janeiro que era de 1,8%.

A redução é atribuída às intervenções, mobilização e conscientização junto à população através de campanhas e ações educativas. Além disso, houve a intensificação das atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio de visitas à casas, abertura de imóveis abandonados e mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários. Diferentes órgãos como a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) e Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limburp), auxiliaram na mobilização.

Três Distritos Sanitários - Centro Histórico, Liberdade e Brotas - apresentam índice de infestação igual ou menor a 1,0%, estando nos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não correndo riscos de uma epidemia da doença. Outros distritos de Salvador, apesar do estado de alerta, apresentam resultados satisfatórios. Em 12 bairros da capital baiana, os agentes de combate às endemias não identificaram nenhum foco do vetor. Por outro lado, a localidade da Palestina apresentou alto risco para uma eventual epidemia, com o IPP de 4,6%.

“Estamos, cada vez mais, fechando o cerco ao mosquito. No entanto, mesmo com uma redução considerável, ainda estamos com um índice acima do ideal, por isso, o alerta continua aceso”. declarou a acoordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Isabel Guimarães.