Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cidade

Ações de defesa contra terrorismo são realizadas pelas Forças Armadas

Diante de uma possível ameaça terrorista em Salvador, durante as Olimpíadas deste ano, as Forças Armadas realizaram na manhã desta terça-feira (26), ações de defesa no entorno do Dique do Tororó. [Leia mais...]

Ações de defesa contra terrorismo são realizadas pelas Forças Armadas

Foto: Divulgação/Reinaldo Oliveira

Por: Gabriel Nascimento no dia 26 de julho de 2016 às 13:09

Diante de uma possível ameaça terrorista em Salvador, durante as Olimpíadas deste ano, as Forças Armadas realizaram na manhã desta terça-feira (26), ações de defesa no entorno do Dique do Tororó. Entre os dias 4 e 13 de agosto, a capital baiana receberá dez partidas de futebol na Arena Fonte Nova. As ações estão sob a coordenação do comandante do 2º Distrito Naval, o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros.

Elaborado no último ano, o plano operacional foi aprovado pelo Ministério da Defesa e prevê atuações para as três Forças Armadas. Responsável pelo controle marítimo, a Marinha vai contar com um efetivo de 600 militares, uma corveta, um navio-patrulha, dois navios-varredores, um aviso de patrulha, dez embarcações de menor porte e um helicóptero.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB) terá caças A-29 (Super Tucano) e F5 para interceptação no espaço aéreo. O Exército, por sua vez, vai ficar encarregado da proteção de estruturas estratégicas — serviços que, se forem interrompidos, provocariam sérios impactos na realização do evento — e vai servir, ainda, como força de contingência, se forem acionados para ajudar em ações de segurança.