Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Simulação de ataque químico em jogo de futebol é realizada na Arena Fonte Nova

Cidade

Simulação de ataque químico em jogo de futebol é realizada na Arena Fonte Nova

O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Municipal, Transalvador, Marinha do Brasil, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança, participaram, nesta terça-feira (26), na Arena Fonte Nova, de uma simulação de ataque químico na chegada de torcedores a uma partida de futebol, em Salvador [Leia mais...]

Simulação de ataque químico em jogo de futebol é realizada na Arena Fonte Nova

Foto: Alan Oliveira / G1

Por: Alaine Brasil no dia 26 de julho de 2016 às 16:10

O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Municipal, Transalvador, Marinha do Brasil, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança, participaram, nesta terça-feira (26), na Arena Fonte Nova, de uma simulação de ataque químico na chegada de torcedores a uma partida de futebol, em Salvador. A ação, que teve a duração de aproximadamente 1 hora, faz parte da estratégia de defesa para os jogos olímpicos de futebol, que acontecem de 4 a 13 de agosto na capital baiana.

De acordo com o coronel Antonio Júlio Nascimento Silva, mediador do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), na simulação, um homem lançou uma ampola com componente químico em direção ao público que aguardava para entrar na arena. No ataque, algumas pessoas, incluindo o suposto terrorista, morreram e outras tiveram queimaduras. Ainda segundo o coronel, logo após o ataque, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a primeira descontaminação das vítimas, lanvando-as com água. Os mortos também foram descontaminados. Em seguida, a Marinha do Brasil realizou a segunda etapa, onde o que restou da substância foi retirada.

Os feridos, ainda conforme Silva, seguiram para atendimento médico do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após avaliação inicial, as vítimas foram conduzidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), que é a unidade de saúde credenciada para fazer a recepção de feridos em caso de ocorrências durante partidas da Olimpíada na capital baiana. "Isso é uma coisa que é possível, então a gente está atento para essas composições todas, seja aqui, seja nos hotéis como todo. Desde a bilheteria a gente já começa a fazer atividades de prevenção, para que a gente possa ter um sucesso total nessa operação", disse o coronel.