Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Veleiro de Portugal chega em Salvador nesta terça; confira programação

Cidade

Veleiro de Portugal chega em Salvador nesta terça; confira programação

Chegou em Salvador, nesta terça-feira (26), e ficará até a próxima quinta-feira (28), o veleiro NRP Sagres, que saiu de Lisboa, em Portugal, no dia 21 de junho, em uma viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval [Leia mais...]

Veleiro de Portugal chega em Salvador nesta terça; confira programação

Foto: Divulgação

Por: Alaine Brasil no dia 26 de julho de 2016 às 17:41

Chegou em Salvador, nesta terça-feira (26), e ficará até a próxima quinta-feira (28), o veleiro NRP Sagres, que saiu de Lisboa, em Portugal, no dia 21 de junho, em uma viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval. O veleiro já fez escala na cidade da Praia, em Cabo Verde e Recife, em Pernambuco.

Com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937, o veleiro navega há 79 anos, sendo 54 carregando a bandeira de Portugal. Comandado pelo Capitão-de-fragata, António Manuel Gonçalves, o navio-escola tem como missão principal, assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e acadêmica ministrada na Escola Naval. O navio representa Portugal e a Marinha, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante do país, destacando-se, neste ano de 2016, a sua estadia no Rio de Janeiro, onde será a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, um resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal.

São 190 pessoas de 12 nacionalidades diferentes, sendo uma guarnição de 134 militares, 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval, 06 cadetes dos países lusófonos (Cabo Verde, Angola e Moçambique) e 09 cadetes de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia). No navio também está embarcada, até o Rio de Janeiro, a velejadora portuguesa Joana Pratas, participante nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004).

Confira abaixo as atividades do veleiro NRP Sagres em Salvador:

Terça-feira (26)

- 10h Atracação do navio no porto de Salvador

Quarta-feira (27)

- 10h30 Conferência de imprensa com o Comandante Gonçalves a bordo do NRP Sagres (com recolha de imagens)

- 13h às 22h Navio Aberto para Visitação

Quinta-feira (28)

- 13h às 16h Navio Aberto para Visitação

- 18h Largada do Navio (Saída de Salvador)