Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após cobrança, prefeitura abre mão de piso tátil direcional no Rio Vermelho

Cidade

Após cobrança, prefeitura abre mão de piso tátil direcional no Rio Vermelho

Em 2011, entrou em vigor em Salvador a Lei nº 8.140, que dispõe sobre a padronização dos passeios públicos da cidade, exigindo que execução, manutenção e conservação dos passeios deveriam seguir os princípios de acessibilidade, segurança, desenho adequado, continuidade e utilidade, nível de serviço e conforto [Leia mais...]

Após cobrança, prefeitura abre mão de piso tátil direcional no Rio Vermelho

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 28 de julho de 2016 às 12:09

Em 2011, entrou em vigor em Salvador a Lei nº 8.140, que dispõe sobre a padronização dos passeios públicos da cidade, exigindo que execução, manutenção e conservação dos passeios deveriam seguir os princípios de acessibilidade, segurança, desenho adequado, continuidade e utilidade, nível de serviço e conforto.

No início da gestão de ACM Neto (DEM), a administração municipal lançou o Eu Curto Meu Passeio, programa que incentivava moradores a requalificarem as calçadas e colocarem o piso tátil. Desde então, de acordo com a Lei n° 5.503/99, “é dever de todo cidadão respeitar os princípios da higiene e da conservação dos logradouros públicos". "Os ocupantes de imóveis urbanos devem conservar limpos e em perfeito estado os passeios de suas residências e estabelecimentos”, acrescenta o texto. Caso as normas não fossem seguidas, o morador poderia receber multas que variavam de R$ 68,54 a R$ 1.826,22.

Para evitar tais multas, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, os moradores aderiram à campanha, cientes da ampla fiscalização da Prefeitura, que notificou 226 imóveis por não cumprirem a recomendação. Mas, depois de toda a mobilização, parece que a própria administração resolveu “flexibilizar” a normativa. Após a revitalização do bairro, que teve a primeira etapa entregue em janeiro de 2016, o piso tátil — antes alvo de tanta cobrança — foi reduzido a “alertas” em áreas com obstáculos.

O secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana, esquivou-se do problema. “Você não tem o [piso tátil] contínuo, mas tem o alerta para que o deficiente não avance. Mas fizemos o projeto conforme [elaborado] pela Fundação Mário Leal Ferreira. Você poderia perguntar para Tânia o porquê de ela não colocar no projeto”, disse.

Fomos, então, à presidente da Fundação, Tânia Scofield. Ela alegou que, segundo seus consultores, "não é o piso tátil que resolve" o problema dos deficientes visuais. “Tivemos algumas reuniões com o presidente do Instituto de Cegos da Bahia, e, a partir dessas reuniões, fomos avaliando a importância do piso tátil direcional. Eles disseram que não é o piso tátil direcional que resolve. Quando se tem um passeio livre, não há nenhuma dificuldade para o deficiente visual caminhar. Não precisaria do tátil direcional, só do alerta”, afirmou.