Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

SUS beneficia mais de 2,5 mil portadores de varizes crônicas

Cidade

SUS beneficia mais de 2,5 mil portadores de varizes crônicas

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 2,5 mil soteropolitanos já realizaram, em Salvador, a Escleroterapia Ecoguiada com Espuma, tratamento contra varizes crônicas através de uma técnica eficaz, pouco invasiva e que ainda permite rápida recuperação [Leia mais...]

SUS beneficia mais de 2,5 mil portadores de varizes crônicas

Foto: Reprodução/ Agecom

Por: Alaine Brasil no dia 30 de julho de 2016 às 10:03

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 2,5 mil soteropolitanos já realizaram, em Salvador, a Escleroterapia Ecoguiada com Espuma, tratamento contra varizes crônicas através de uma técnica eficaz, pouco invasiva e que ainda permite rápida recuperação. O tratamento gratuito é disponibilizado desde 2013 pelo Hospital São Rafael, através de um convênio firmado com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A triagem acontece nos postos de saúde, onde os pacientes já fazem acompanhamento clínico e, depois, encaminhados ao São Rafael através da Prefeitura, para a realização do tratamento – tendo prioridade aqueles que apresentam condição clínica crítica, como úlceras.

“O tratamento é eficaz e de baixo custo. Não é necessária sala operatória, anestesia e internamento. Em vez de retirarmos as varizes cirurgicamente, a inativamos, sem cortes. No ambulatório, injetamos a espuma ecoguiada tratando as varizes e úlceras venosas que são responsáveis pela baixa autoestima da pessoa e até mesmo pelo afastamento do trabalho devido a dores, inchaços, inflamação e diminuição da qualidade de vida. O benefício é o retorno rápido ou imediato às atividades, com um resultado final similar a uma cirurgia”, disse Marcelo Liberato, médico angiologista, difusor da técnica no Brasil.