Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Ibametro realiza a Operação para fiscalizar de produtos infantis

Cidade

Ibametro realiza a Operação para fiscalizar de produtos infantis

Entre os dias 27 e 30 de setembro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza a Operação Criança Segura para retirar do mercado os produtos considerados perigosos para o público infantil. [Leia mais..]

Ibametro realiza a Operação para fiscalizar de produtos infantis

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 27 de setembro de 2016 às 16:55

Entre os dias 27 e 30 de setembro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza a Operação Criança Segura para retirar do mercado os produtos considerados perigosos para o público infantil. Lojas e outros estabelecimentos comerciais passarão por vistorias. Em caso de irregularidade, as empresas estão sujeitas a multas de até R$ 1,5 milhão.

Além de brinquedos, bicicletas infantis, equipamentos voltados para o transporte das crianças como bebês conforto, carrinhos, assentos para carro e cadeirinhas serão itens-alvo da operação.

Dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), divulgado em 2015, 16% correspondem a acidentes com brinquedos. Para serem comerciados no mercado brasileiro esses produtos devem conter o selo Inmetro, atestando que os brinquedos passaram por testes e que são seguros.

Ibametro móvel estará estacionado em frente ao Shopping da Bahia também no período de 26 a 30 de setembro, das 9h às 16h, para alertar os pais sobre riscos de produtos infantis inseguros.