Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Cidade

Alunos da Unifacs protestam sobre novo método de cobrança da faculdade

Alunos da Universidade Salvador (Unifacs) iniciaram uma campanha nas redes sociais protestando a respeito do novo método de cobrança da mensalidade adotado pela instituição a partir do segundo semestre de 2015. Por meio da hashtag #UnifacsEuNãoConcordo, os estudantes reclamam que a faculdade obrigou os alunos a concordar com um contrato considerado abusivo. [Leia mais...]

Alunos da Unifacs protestam sobre novo método de cobrança da faculdade

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Matheus Simoni no dia 06 de agosto de 2015 às 17:21

Alunos da Universidade Salvador (Unifacs) iniciaram uma campanha nas redes sociais protestando a respeito do novo método de cobrança da mensalidade adotado pela instituição a partir do segundo semestre de 2015. Por meio da hashtag #UnifacsEuNãoConcordo, os estudantes reclamam que a faculdade obrigou os alunos a concordar com um contrato considerado abusivo, que iria gerar novas despesas e mais dor de cabeça aos alunos.

Em contato com o Metro1, um estudante que não quis se identificar afirmou que a Unifacs sequer negociou com os alunos sobre a nova política de cobrança. "As cláusulas referentes ao cálculo do valor da mensalidade mudaram completamente. No contrato antigo, você podia pegar qualquer matéria de acordo com o crédito. Cada matéria tinha a determinada quantidade de créditos. Agora, não existe mais isso. O que acontece agora é um pacote de matérias referente ao semestre", explica ele.

De acordo com o aluno, todos os estudantes serão afetados com a mudança. "Isso vai aumentar muito a mensalidade de grande parte dos alunos. Uma pessoa que pagava R$ 1.200 mil iria pagar R$ 1.800 com a mudança", afirmou. No portal do aluno, foram explicadas as novas mudanças para os estudantes:

1. Matrícula em pacote fechado de disciplinas - Será cobrado o valor normal da mensalidade (mensalidade básica). 

2. Matrícula em pacote fechado + disciplinas de outros semestres – Será cobrado o valor da mensalidade + valor das disciplinas adicionais. 

3. Matrícula em disciplinas de diferentes semestres - Será cobrado o valor por disciplina. 

4. Matrícula em disciplinas que formam um período parcial de um pacote (parte das disciplinas de um mesmo semestre) – Será cobrado o valor proporcional às disciplinas constantes na matrícula, limitado ao valor do pacote. 

Na internet, outros estudantes já matriculados na instituição reclamaram que não conseguiam acessar o portal do aluno pelo site da Unifacs sem antes serem obrigados a aceitar o novo contrato. "Imagine quem possui FIES, que entra em confronto com esse novo contrato, e o aluno que possui só poderá cursar 4 ou 5 matérias", afirma um deles no Facebook. Também na rede social, a página da instituição recebe diariamente centenas de críticas por conta da mudança na cobrança da mensalidade. 

Após a repercussão gerada pelo problema, a Unifacs decidiu suspender a mudança na matrícula de veteranos. De acordo com a instituição, a medida deve garantir o retorno às aulas com mais tranquilidade. "Adotamos essa meida, devido a instabilidade ocorrida no nosso sistema de matrículas e a proximidade do início do semestre, que inviabilizaram uma comunicação mais efetiva e antecipada", afirma uma nota publicada pela instituição nesta quinta-feira (6).