Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 30 de março de 2024

Política

Lula é condenado a nove anos e meio de prisão

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e seis meses de prisão. [Leia mais...]

Lula é condenado a nove anos e meio de prisão

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Por: Laura Lorenzo no dia 12 de julho de 2017 às 14:11

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e seis meses de prisão. Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes em que o tríplex no Guarujá está envolvido

A suspeita é de que o petista tenha recebido R$ 3,7 milhões em propina por três contratos feitos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. Essa é a primeira senteça contra Lula no âmbito da Lava Jato.

O Ministério Público Federal ofereceu a denúncia no dia 14 de setembro do ano passado, alegando que o valor foi repassado ao ex-presidente por meio do tríplex e do pagamento pelo armazenamento de bens de Lula entre 2011 e 2016, como presentes supostamente recebidos na época.

O ex-presidente, contudo, ainda não foi preso e a condenação ainda precisa ser confirmada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal (TRF), que leva em média uma ano e meio para analisar as sentenças de Moro. Caso isso aconteça, Lula será preso e poderá ficar inelegível. Ainda cabe recurso da decisão.