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Com cortes constantes na internet móvel, clientes reclamam de operadoras
Nas duas primeiras semanas do mês, vai tudo bem com a internet do celular. É possível acessar todas as redes sociais, checar aquele email importante e tudo mais que o serviço pode oferecer. Mas o sonho começa a virar pesadelo com a chegada da metade do mês. [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Nas duas primeiras semanas do mês, vai tudo bem com a internet do celular. É possível acessar todas as redes sociais, checar aquele email importante e tudo mais que o serviço pode oferecer. Mas o sonho começa a virar pesadelo com a chegada da metade do mês.
“Pedi o serviço do Vivo Controle e pago R$ 50 por mês. No primeiro mês, tudo certinho. Só que, depois do terceiro mês de conta, eles começaram a cortar completamente a minha internet. Eles enviam uma mensagem dizendo que meu pacote de dados está em 80% e, logo depois, enviam outra falando que acabou. Lá para o dia 12, 13, eles enviam a mensagem”, conta a jornalista Raquel Muhana, cliente da Vivo desde o início do ano.
Problema semelhante é vivido pela publicitária Débora Brandão. “Eu assinei o pacote de 100 MB por dia. No princípio, a internet ficou boa. Mas aí, eles começaram a mandar mensagem de manhã, quando eu nem estava usando o celular, dizendo que eu já tinha atingido a velocidade máxima, e aí ficava lenta o resto do dia ou não pegava. Eu ligo para a Tim, eles me mandam configurar meu celular e nada”, reclama.
“Isso me cheira a fraude”
Revoltado com as práticas adotadas pela Vivo, o empresário Helder Figuerêdo reclama do corte de plano de dados da empresa. “Eu tinha um plano de 4 GB e fiz um upgrade para 6 GB. Com o de 4 GB, sempre no dia 14 eles me informavam que eu já havia excedido meu plano. Aumentei para 6 GB, e o mesmo aviso chegou no mesmo período do mês seguinte”, afirmou.
Helder conta que, desconfiado, resolveu tomar uma atitude drástica. Mas nem isso resolveu. “Aumentei para 8 GB, e o mesmo aviso chegou — ou seja, eu tenho a impressão de que, se eu aumentar para 100 GB, eu vou ter sempre o mesmo problema no dia 14. Isso me cheira a fraude”, reclama. Questionada, a Vivo afirmou que está analisando o caso de Helder e vai entrar em contato com o cliente.
Anatel não regulamenta
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou à Metrópole que não regulamenta a prestação do serviço de conexão de dados móveis. “O regime da prestação do serviço móvel pessoal é privado, estabelecido na Lei Geral de Telecomunicações. A lei permite às prestadoras optar pelos modelos de negócio que julgarem mais adequado às práticas comerciais”, disse. Então quem garante que o cliente usa mesmo os dados conforme afirma a operadora?
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