Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com cortes constantes na internet móvel, clientes reclamam de operadoras

Cidade

Com cortes constantes na internet móvel, clientes reclamam de operadoras

Nas duas primeiras semanas do mês, vai tudo bem com a internet do celular. É possível acessar todas as redes sociais, checar aquele email importante e tudo mais que o serviço pode oferecer. Mas o sonho começa a virar pesadelo com a chegada da metade do mês. [Leia mais...]

Com cortes constantes na internet móvel, clientes reclamam de operadoras

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 04 de outubro de 2015 às 16:00

Nas duas primeiras semanas do mês, vai tudo bem com a internet do celular. É possível acessar todas as redes sociais, checar aquele email importante e tudo mais que o serviço pode oferecer. Mas o sonho começa a virar pesadelo com a chegada da metade do mês.

“Pedi o serviço do Vivo Controle e pago R$ 50 por mês. No primeiro mês, tudo certinho. Só que, depois do terceiro mês de conta, eles começaram a cortar completamente a minha internet. Eles enviam uma mensagem dizendo que meu pacote de dados está em 80% e, logo depois, enviam outra falando que acabou. Lá para o dia 12, 13, eles enviam a mensagem”, conta a jornalista Raquel Muhana, cliente da Vivo desde o início do ano.

Problema semelhante é vivido pela publicitária Débora Brandão. “Eu assinei o pacote de 100 MB por dia. No princípio, a internet ficou boa. Mas aí, eles começaram a mandar mensagem de manhã, quando eu nem estava usando o celular, dizendo que eu já tinha atingido a velocidade máxima, e aí ficava lenta o resto do dia ou não pegava. Eu ligo para a Tim, eles me mandam configurar meu celular e nada”, reclama.

“Isso me cheira a fraude”

Revoltado com as práticas adotadas pela Vivo, o empresário Helder Figuerêdo reclama do corte de plano de dados da empresa. “Eu tinha um plano de 4 GB e fiz um upgrade para 6 GB. Com o de 4 GB, sempre no dia 14 eles me informavam que eu já havia excedido meu plano. Aumentei para 6 GB, e o mesmo aviso chegou no mesmo período do mês seguinte”, afirmou.

Helder conta que, desconfiado, resolveu tomar uma atitude drástica. Mas nem isso resolveu. “Aumentei para 8 GB, e o mesmo aviso chegou — ou seja, eu tenho a impressão de que, se eu aumentar para 100 GB, eu vou ter sempre o mesmo problema no dia 14. Isso me cheira a fraude”, reclama. Questionada, a Vivo afirmou que está analisando o caso de Helder e vai entrar em contato com o cliente.

Anatel não regulamenta

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou à Metrópole que não regulamenta a prestação do serviço de conexão de dados móveis. “O regime da prestação do serviço móvel pessoal é privado, estabelecido na Lei Geral de Telecomunicações. A lei permite às prestadoras optar pelos modelos de negócio que julgarem mais adequado às práticas comerciais”, disse. Então quem garante que o cliente usa mesmo os dados conforme afirma a operadora?