Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Maternidade anuncia fechamento de leitos; Sesab nega e fala em transferência

Cidade

Maternidade anuncia fechamento de leitos; Sesab nega e fala em transferência

Responsável pela administração da UTI Neonatal da Maternidade do Hospital Sagrada Família, localizada no Hospital Salvador, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) teme pelo fechamento dos 15 leitos que atendem a população por conta da não renovação de contrato da entidade com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). [Leia mais...]

Maternidade anuncia fechamento de leitos; Sesab nega e fala em transferência

Foto: Divulgação/Secom

Por: Matheus Simoni no dia 07 de outubro de 2015 às 16:07

Responsável pela administração da UTI Neonatal da Maternidade do Hospital Sagrada Família, localizada no Hospital Salvador, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) teme pelo fechamento dos 15 leitos que atendem a população por conta da não renovação de contrato da entidade com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O termo vence no próximo mês e a instituição pediu à secretaria que os leitos fossem transferidos para a sede do Sagrada Família, localizada no Monte Serrat, na região do Bonfim. De acordo com uma ata de reunião da diretoria da instituição, a pasta "não possui mais interesse" na contratualização dos referidos leitos, segundo o site Bahia Notícias.

Temendo por um possível prejuízo maior para a sociedade, a Confhic apelou para a Sesab para que fossem feitas intervenções no hospital. Entretanto, questionada pelo Metro1 sobre o possível fechamento de leitos da maternidade, a Sesab afirmou que a história não é bem assim. De acordo com a secretaria, os leitos serão absorvidos para a Rede Própria. 

Em nota enviada à imprensa, a pasta informou que foi notificada, por meio de uma carta, de que o Hospital Sagrada Família solicitou de volta o espaço onde funcionavam os 15 leitos de UTI neonatal e também 20 leitos de parto, contratualizados com a Sesab. A secretaria ainda afirmou que "a população não sofrerá nenhuma perda em relação às vagas de leitos de UTI neonatal". "Estes [leitos] serão transferidos para o Hospital Geral Roberto Santos, com inauguração prevista para o mês de dezembro. Além dos 15 leitos de UTI neonatal, outros seis serão inaugurados, totalizando 22 leitos desta categoria", afirma a nota.

Atualmente, existem 314 leitos de UTI neonatal no estado. Desses, 208 são da Rede SUS. Em Salvador, são 191 leitos de UTI neonatal, sendo 96 da Rede SUS.  Com a inauguração de mais 22 leitos de UTI neonatal no Roberto Santos, o número vai saltar para 112 leitos em Salvador e, na Bahia, serão contabilizados 230 leitos.