Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Entre Páginas: livro, o melhor presente para crianças

O Dia das Crianças vem aí, e pense bem: que presente pode ser melhor pro seu filho do que inteligência? Sagacidade? Criatividade? Nenhum! A resposta é livro! Dê livros às crianças, leia com elas, desenvolva nelas o prazer de ler, folhear, aprender. O Entre Páginas dessa semana vai te ajudar. [Leia mais...]

Entre Páginas: livro, o melhor presente para crianças

Foto: Ilustrativa

Por: Nardele Gomes no dia 08 de outubro de 2015 às 17:30

O Dia das Crianças vem aí, e pense bem: que presente pode ser melhor pro seu filho do que inteligência? Sagacidade? Criatividade? Nenhum! A resposta é livro! Dê livros às crianças, leia com elas, desenvolva nelas o prazer de ler, folhear, aprender. O Entre Páginas dessa semana vai te ajudar.
“Dinossauros Adoram Cuecas”. Este é o nome do livro de Claire Freedman e Ben Cort. O livro mantém a narrativa em versos e amplia os limites da brincadeira dos autores com a fantasia. Aqui, eles visitam a pré-história para elaborar uma novíssima tese sobre a até hoje misteriosa extinção de tiranossauros, tricerátops, estegossauros e outros sauros: os monstrengos jurássicos teriam eliminado uns aos outros, num combate feroz pela posse das cuecas recém-inventadas pelos homens das cavernas. Confusão.
A jornalista Miriam Leitão, que a gente conhece falando sempre de economia, também é autora de livros infantis. Seu mais recente é “Flávia e o Bolo de Chocolate”. Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom – tão diferente da pele branquinha da mãe –, a premiada jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Com belas ilustrações, a autora mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico.
E por fim, cuidado. “O livro perigoso para garotos”, de Conn e Hal Iggulden. Quantos outros livros podem ensinar a construir sua própria casa na árvore, jogar pôquer ou escrever com tinta invisível? Este livro resgata brincadeiras antigas, truques, jogos, revela curiosidades sobre o sistema solar, batalhas famosas e histórias de personagens que são exemplos de coragem e bravura. Uma mistura de almanaque, enciclopédia e manual de sobrevivência para meninos. A obra é uma homenagem dos autores, irmãos, às longas tardes de verão de sua juventude, contendo informações vitais para pais e filhos, e homens de todas as idades.