Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'IronMan baiano' planeja nadar de Salvador até Morro de São Paulo em 24h

Cidade

'IronMan baiano' planeja nadar de Salvador até Morro de São Paulo em 24h

Muitas pessoas estabelecem metas na vida envolvendo desafios pessoais e superação de obstáculos que a vida acaba impondo. Um bom exemplo disso é o caso do administrador de empresas Ricardo Serravalle, de 39 anos. "Sempre tive um sonho de fazer a travessia Mar Grande -Salvador a nado e fazer o triatlo IronMan. Em 2009, eu sofri 3 AVCs isquêmicos. Tive que colocar uma prótese no coração. Pouco tempo depois de recuperado, eu sofri acidente na minha perna, que também causou limitações muito grandes”, lembra o nadador em entrevista ao Metro1. [Leia mais...]

'IronMan baiano' planeja nadar de Salvador até Morro de São Paulo em 24h

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Matheus Simoni no dia 29 de outubro de 2015 às 15:12

Muitas pessoas estabelecem metas envolvendo desafios pessoais e superação de obstáculos que a ela acaba impondo. Um bom exemplo disso é o caso do administrador de empresas Ricardo Serravalle, de 39 anos. "Sempre tive um sonho de fazer a travessia Mar Grande -Salvador a nado e fazer o triatlo IronMan. Em 2009, eu sofri 3 AVCs isquêmicos. Tive que colocar uma prótese no coração. Pouco tempo depois de recuperado, eu sofri acidente na minha perna, que também causou limitações muito grandes”, lembra o nadador em entrevista ao Metro1.

Mesmo com todas as dificuldades que passou, ele está muito próximo de um feito inédito. Após praticar esportes por quase toda juventude, Serravalle quer fazer a travessia Salvador-Morro de São Paulo a nado. “Eu passei a questionar tudo isso que estava acontecendo comigo. Você fica naquela indecisão: ou encara e segue em frente ou fica olhando pra trás e entrando num processo depressivo e se perguntando porque as coisas não foram diferentes. Aí eu decidir seguir em frente”, contou. 

Extenso currículo de provas

Ele completou a IronMan, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida e fez recentemente a travessia Salvador-Mar Grande, de ida e volta. Além disso,Ricardo nadou 57,750 km durante 24 horas seguidas numa piscina, estabelecendo um novo recorde brasileiro. Segundo o atleta, a intenção desses projetos é chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos e privados sobre a importância da preservação dos oceanos. “Temos dados alarmantes sobre o que tá acontecendo em baixo da água, embaixo da dessa camada azul que a gente vê. A população precisa saber disso pra ter um pouco mais de consciência sobre acontecendo”, afirmou. Em prol da preservação do Rio São Francisco, Serravalle também nadou pelo rio da cidade de Penedo até Piaçabuçu, em Alagoas. 

Projetos adiados

Em um desafio anterior, Ricardo planejou nadar o trajeto dos três faróis, saindo do Farol de Itapuã, passando pelo Farol da Barra e chegando até o farol na Ponta de Humaitá. No entanto, um imprevisto bizarro adiou o feito. “Infelizmente, no nosso projeto ambiental, eu acabei esbarrando na poluição. Durante o trajeto, eu acabei engolindo um pouco daquela água do rio podre que desemboca ali entre o Jardim dos Namorados e o Jardim de Alah. Eu comecei a passar muito mal e a vomitar demais. Ainda fui nadando até Amaralina, mas não dava para continuar e tive que interromper a prova.”  Ricardo passou pelo menos dois dias internado com fortes cólicas e dores abdominais. Ele ainda precisa aguardar três semanas para realizar exames e verificar a existência de alguma doença, como hepatite ou outra mais grave. 


Primeira etapa do sonho realizada nesse sábado

Com as dificuldades superadas, a primeira etapa dos planos de Ricardo vai se realizar neste sábado (31), quando o nadador vai tentar, mais uma vez, completar a prova dos três faróis. “Vou concluir esse último desafio, porque a gente que é atleta e tem um objetivo, não pode se deixar vencer pela poluição. Vou tomar mais precaução, vou passar agora mais pelo mar aberto para não pegar essa poluição”. 


 

 

Ele sairá às 3h da manhã do Farol de Itapuã, com estimativa de chegada ao farol da Ponta de Humaitá por volta das 14h30 ou 15h30, contabilizando quase 12 horas de atividade. Segundo o atleta, a prova é um treinamento para o objetivo principal, que é a Travessia Salvador-Morro São Paulo. "Faz parte de toda a preparação. As dificuldades que a gente passa e esses problemas só servem para fortalecer a gente cada vez mais e saber como a gente pode prevenir e o que podemos fazer para que não aconteça de novo”, disse ele, há menos de dois meses da prova. Durante o período da produção desta matéria, ele foi indicado e selecionado como um dos corredores que vão levar a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 durante a passagem do fogo simbólico no território baiano.