Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeitura firma contrato para modernização da Codesal

Cidade

Prefeitura firma contrato para modernização da Codesal

O prefeito ACM Neto assinou na tarde desta terça-feira (24), no Palácio Thomé de Souza, contrato com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que vai atuar em conjunto com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) pelos próximos 13 meses. Órgão especializado do estado de São Paulo, o IPT vai prestar assessoria técnica na elaboração dos Planos Preventivo e de Contingência de Defesa Civil, com foco na prevenção de desastres e na redução dos riscos de deslizamentos de encostas e alagamentos na cidade. [Leia mais...]

Prefeitura firma contrato para modernização da Codesal

Foto: Valter Pontes/Agecom/Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 24 de novembro de 2015 às 18:40

O prefeito ACM Neto assinou na tarde desta terça-feira (24), no Palácio Thomé de Souza, contrato com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que vai atuar em conjunto com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) pelos próximos 13 meses. Órgão especializado do estado de São Paulo, o IPT vai prestar assessoria técnica na elaboração dos Planos Preventivo e de Contingência de Defesa Civil, com foco na prevenção de desastres e na redução dos riscos de deslizamentos de encostas e alagamentos na cidade. A assinatura do acordo ocorreu durante uma solenidade de assinatura com os secretários de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, da Casa Civil, Luiz Carreira, e o diretor da Codesal, Álvaro Silveira Filho.

Para o diretor da Codesal, é necessária uma reestruturação no órgão para melhorar a prevenção de desastres na capital. "Precisamos de mudança de comportamento frente aos fenômenos naturais que incidem em Salvador. Para isso, faz-se necessária a estruturação da cidade na cultura de prevenção de desastres, incorporando metodologias de monitoramento das situações de riscos, relacionando os eventos climáticos às condições de ocupação do território", explicou Álvaro Silveira. 

De acordo com a prefeitura, o IPT vai trabalhar com a Codesal nos locais classificados como prioritários para evitar desastres e mitigar os riscos. O Plano de Prevenção e Contingência irá envolver não só ações de contenção, mas também de capacitação, conscientização comunitária e convivência com o risco. A participação da comunidade nas ações preventivas é uma diretriz do programa de modernização da Defesa Civil. "Nós estamos reformulando toda a Defesa Civil para que a Prefeitura possa ter um maior poder de prevenção e atuação no caso de desastres naturais", afirmou ACM Neto.

Com 40 anos de atuação na área, a equipe do IPT é composta por geólogos, engenheiros civis e diversos outros especialistas, sendo responsável pelo apoio técnico às ações da Defesa Civil no estado de São Paulo. É um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil e atua nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; informação e educação em tecnologia.