Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

“Não acontecem mais”, esclarece Pinheiro sobre fraudes em processos ambientais

Cidade

“Não acontecem mais”, esclarece Pinheiro sobre fraudes em processos ambientais

O secretário de Urbanismo de Salvador, Silvio Pinheiro afirmou que a pasta tem contribuído para as investigações do Ministério Público que deram origem a Operação Verde Limpo, que apuram esquemas de fraudes em processos de licenciamentos ambientais e de autuações ilegais na Prefeitura de Salvador. [Leia mais...]

“Não acontecem mais”, esclarece Pinheiro sobre fraudes em processos ambientais

Foto: Paloma Andrade/Metropress

Por: Bárbara Silveira e Paloma Andrade no dia 25 de novembro de 2015 às 17:47

O secretário de Urbanismo de Salvador, Silvio Pinheiro afirmou que a pasta tem contribuído para as investigações do Ministério Público que deram origem a Operação Verde Limpo, que apuram esquemas de fraudes em processos de licenciamentos ambientais e de autuações ilegais na Prefeitura de Salvador.

“Durante todo a apuração dos fatos, nós sempre apresentamos ao MP todos os documentos e informações necessários para chegar no dia de hoje. Os fatos que são apontados pelo Ministério Público hoje já não acontecem mais. Desde a criação da secretaria de urbanismo, houve a mudança da rotina e dos procedimentos vinculados ao meio ambiente e aos licenciamentos ambientais já são outros. Não há qualquer tipo de perpetuação desses fatos, eles estão sendo apurados pelo MP”, disse em coletiva realizada nesta quarta-feira (25).

De acordo com Pinheiro, a intenção da atual administração é elucidar os fatos. “Os servidores envolvidos serão afastados e nós iniciaremos um processo de auditoria tanto em relação a pagamentos quanto nos processos de licenciamento para verificar se houve ou não prejuízo ao meio ambiente e ao erário. (...) Nessa auditoria, nós vamos levantar quais foram esses equipamentos que foram recebidos, onde estão, qual o valor desses equipamentos , qual é a vinculação deles aos processos para que a gente possa auxiliar o Ministério Público e ressarcir o município”, explicou.

Ainda de acordo com Pinheiro, o servidor Emanuel Silva Mendonça, que prestou depoimento ao GRAER, trabalhou normalmente nesta quarta-feira. "Ele foi ouvido, prestou depoimento e foi liberado no início da manhã. Hoje à tarde ele voltou aqui à Sucom para trabalhar e se inteirar dos assuntos. Ele é coordenador de licenciamento", disse ele. O secretário negou saber de uma possível indicação política para que Emanuel estivesse no cargo. "Ele é um técnico, já ocupou cargos no Governo do Estado e na iniciativa privada. Tem um trabalho na área de meio ambiente muito extenso e há muitos anos. Não sei se há indicação política", declarou.