Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Grande templo do livro em Salvador, Sebo Brandão vai fechar as portas

Cultura

Grande templo do livro em Salvador, Sebo Brandão vai fechar as portas

Localizada na rua Ruy Barbosa, a loja possui um dos maiores (senão o maior) acervos do país

Grande templo do livro em Salvador, Sebo Brandão vai fechar as portas

Foto: Luciana Freire / Metropress

Por: James Martins no dia 22 de março de 2024 às 15:11

O Sebo Brandão vai fechar. Infelizmente é verdade. A informação foi confirmada ao Metro1 por um funcionário do local. "No mais tardar, no início de maio estaremos fechados", disse nesta sexta-feira (22). Localizado na rua Ruy Barbosa, n° 15, o grande templo do livro em Salvador foi fundado em 1969 e reúne um dos maiores (senão o maior) acervos do Brasil, com cerca de 1 milhão de volumes, contando a parte que fica no depósito em Abrantes.

O motivo do fechamento é a morte de dona Vera, sócia e gestora do empreendimento. Sem ela, não há quem toque a loja. 

A parte boa (se é que há) da notícia, é que, no processo de fechamento, todos os livros do sebo estão em liquidação. Com os descontos sendo negociados no ato da compra. A depender da quantidade de livros adquiridos, e outros detalhes, o abatimento pode ser de até 50%, para pagamentos no pix ou dinheiro.

Marco cultural da cidade, o Sebo Brandão está presente nas vidas de estudantes, leitores, pesquisadores, escritores e todos os que têm convivência com os livros em Salvador. Seu Eurico Brandão, o fundador, inclusive reivindicava para si o primeiro uso comercial do termo "sebo" no Brasil — significando venda, compra e troca de livros usados.

Ali é possível encontrar uma variedade absurda de livros de todos os assuntos, preços e tipos. Do mais comum ao mais raro.   

A loja de São Paulo vai continuar funcionando. E herdará parte do acervo daqui.