Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Gravações raras de Gal Costa em 1978, na Argentina, são publicadas no YouTube

Cultura

Gravações raras de Gal Costa em 1978, na Argentina, são publicadas no YouTube

A baiana fez muito sucesso nas apresentações em Buenos Aires, sendo aplaudida de pé e com a presença de Mercedes Sosa na plateia

Gravações raras de Gal Costa em 1978, na Argentina, são publicadas no YouTube

Foto: Felipe Souto Maior/Fundarpe/Divulgação

Por: James Martins no dia 26 de abril de 2024 às 07:24

Um canal argentino no YouTube, batizado de MrOldtapes, publicou há três meses registros raros de Gal Costa, feitos durante uma turnê da baiana ao país hermano, em outubro de 1978. As gravações, porém, só foram descobertas por brasileiros nesta semana. Foram feitas três postagens: uma delas da música "Falsa Baiana", composição de Geraldo Pereira, inclusa no repertório do lendário show "Fa-tal", de 1971. 

Uma outra publicação é "Antonico", samba de Ismael Silva, que também fazia parte do "Fa-tal". E por fim uma interpretação de "O Leãozinho", de Caetano Veloso, música nunca gravada por Gal, mas que fez parte do repertório do show "Com a Boca no Mundo", de 1977.

De acordo com as descrições dos vídeos, as gravações foram feitas durante a passagem de som no Hotel Bauen, em Buenos Aires. Uma curiosidade: ainda segundo a descrição, a própria Gal se acompanha ao violão, o que não era muito comum, apesar de já ter acontecido em shows.


Jornal O Globo de 31/7/1978 anuncia turnê argentina da cantora.

Em 1978, Gal Costa lançou o LP "Água Viva", que lhe rendeu o primeiro disco de ouro de sua carreira. Foi nesse álbum que a cantora gravou, pela primeira vez, uma composição de Chico Buarque de Hollanda. A base, porém, era seu tradicional companheiro Caetano Veloso, que comparece com quatro canções. 

Foi logo após a gravação e pouco antes do lançamento oficial do disco no Brasil que ela rumou para Buenos Aires, onde inclusive lançou um outro disco (até hoje inédito por aqui), interpretando Caymmi e Caetano. Na Argentina, Gal se apresentou no Teatro Coliseu e também na boate Crazy House, do Hotel Bauen, onde foram feitas as gravações que agora vêm à tona.


Disco lançado na exclusivamente na Argentina, na mesma ocasião.

Em nota de 6 de outubro de 1978, o jornal O Globo publica uma parte do repertório que a cantora apresentaria no país vizinho. Entre as músicas estão "Deixa Sangrar", "Baby", uma versão espanhola de "Muito Romântico" e "De Onde Vem o Baião?". Curiosamente, nenhuma das músicas da passagem de som é citada. A banda que a acompanhou, segundo o jornal, foi: Perna Fróes (piano), Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Charles (bateria) e Marcos Zamma (percussão).


A baiana, morta em 2022, também se apresentou na televisão da Argentina.

"La actuación local de Gal Costa la mostró dueña de un amplio domínio vocal y escénico", publicou El Clarin de 18 de outubro de 1978. A temporada argentina da baiana foi muito bem sucedida, tendo inclusive a presença de Mercedes Sosa na plateia e no camarim.

Ouça as músicas a seguir: