Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor aumenta 0,8% em agosto

Economia

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor aumenta 0,8% em agosto

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta sexta-feira (26) que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 0,8% em agosto. Apesar do resultado ser positivo, a CNI revelou que o índice está 6,3% abaixo da média histórica. [Leia mais...]

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor aumenta 0,8% em agosto

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Por: Luiza Leão no dia 26 de agosto de 2016 às 17:41

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta sexta-feira (26) que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 0,8% em agosto. Apesar do resultado ser positivo, a CNI revelou que o índice está 6,3% abaixo da média histórica.

De acordo com o resultado de agosto, os consumidores acreditam que houve uma melhoria na situação financeira dos brasileiros nos últimos três meses. No mesmo mês, o indicador de expectativa de inflação aumentou 2,7%, o de desemprego cresceu 1,4% e o de renda pessoal cresceu 2,5% ante os números de julho. Esses indicadores são diretamente proporcionais ao número de pessoas que esperam a queda da inflação e do desemprego; elas acreditam no aumento da renda pessoal.
 
A CNI avaliou que os brasileiros continuam tendo cautela na hora das compras de bens de maior valor, como imóveis e automóveis. Por esse motivo, o indicador teve queda de 1,3% no mês de agosto em relação a julho, sendo o único componente do Inec a registrar queda na comparação mensal. O Inec é importante para antecipar tendências de consumo, de acordo com a CNI. O índice aponta que consumidores confiantes tendem a comprar mais, aquecendo a economia.