Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Esportes

Astro espanhol da NBA cogita não disputar as Olimpíadas por conta do zika vírus

"Estou avaliando. Creio que é um assunto suficientemente importante para isso. Espero que todos os Comitês Olímpicos nacionais informem 100% da situação e os riscos para os atletas, para que possam tomar uma decisão sobre assumir ou não este cenário", disse Pau Gasol [Leia mais...]

Astro espanhol da NBA cogita não disputar as Olimpíadas por conta do zika vírus

Foto: Reprodução / Chicago Tribune

Por: Pedro Sento Sé no dia 30 de maio de 2016 às 10:49

Um dos astros da NBA e principal nome da seleção espanhola de basquete, o pivô Pau Gasol revelou que está cogitando não disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro por conta do vírus zika. Ele afirmou está preocupado com a doença em entrevista após o fim da temporada americana de basquete e publicada na ESPN.

"Estou avaliando. Creio que é um assunto suficientemente importante para isso. Espero que todos os Comitês Olímpicos nacionais informem 100% da situação e os riscos para os atletas, para que possam tomar uma decisão sobre assumir ou não este cenário", acrescentou.

O jogador também destacou que ainda se conhece muito pouco da doença tão próximo do início dos jogos. "Me surpreende o pouco que se fala do zika. O desconhecimento é grande, é preciso debate para que surjam as dúvidas. Um grupo de 150 pesquisadores e cientistas enviaram uma carta a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertando sobre esses riscos", afirmou.

O jogador afirmou que apesar da importância dos Jogos Olímpicos, a saúde e bem-estar dos atletas e seus familiares vem em primeiro lugar.

"Vamos ver o que vai acontecer. O importante é a saúde dos atletas, família e torcedores, não os Jogos. Tampouco se fala da dengue, que aumentou mais de 300% neste ano", encerrou.