Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Trump vence prévia republicana em Indiana e Cruz anuncia desistência

Internacional

Trump vence prévia republicana em Indiana e Cruz anuncia desistência

Do lado democrata, ainda não há vencedor declarado. O senador Bernie Sanders ganhou as primárias de Indiana, para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, mas Clinton ainda lidera em número de votos e de delegados a corrida para obter a nomeação pelo partido. [Leia mais...]

Trump vence prévia republicana em Indiana e Cruz anuncia desistência

Foto: Charles Rex Arbogast /Associated Press

Por: Milene Rios no dia 04 de maio de 2016 às 08:08

O empresário bilionário Donald Trump venceu a prévia do Partido Republicano, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, o que praticamente crava sua pré-candidatura para as eleições presidenciais de novembro. Na ocasião, o senador do Texas Ted Cruz, principal concorrente de Trump, e que foi apoiado pela cúpula do partido, anunciou a suspensão de sua campanha. Com 95% dos votos apurados, Trump já vencia com 53,2% dos votos, contra 36,6% de Ted Cruz e 7,6% do governador de Ohio, John Kasich, que até o momento permanece na campanha.  

Em seu anúncio Ted Cruz disse que "os eleitores escolheram outro caminho”. “Com o coração pesado, mas com otimismo sem limites para o futuro a longo prazo da nossa nação, estamos suspendendo nossa campanha ".  A vitória Indiana facilita para que Trump atraia os 1.237 delegados necessários para garantir a indicação de seu partido antes de julho, quando ocorrerá a convenção nacional dos republicanos. O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, pediu para que os integrantes partidários agora se unam em torno de Trump. 

A situação foi particularmente ressentida e incômoda para Cruz. Os dois candidatos vinham trocando acusações nos últimos dias. Cruz chegou a chamar Trump de "mentiroso patológico", "narcisista" e "totalmente amoral". Ao se preparar para fazer o anúncio de suspensão da campanha, ao lado da família, Cruz estava emocionado. Os funcionários choravam enquanto ele anunciava que deixava a concorrência. 

Do lado democrata, ainda não há vencedor declarado. O senador Bernie Sanders ganhou as primárias de Indiana para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, mas Clinton ainda lidera, em número de votos e de delegados, a corrida para obter a nomeação pelo partido.