Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha receberá Leão de Ouro em Veneza

Internacional

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha receberá Leão de Ouro em Veneza

O arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha, de 87 anos, vai receber o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto da obra. [Leia mais...]

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha receberá Leão de Ouro em Veneza

Foto: Reprodução/ Youtube

Por: Matheus Morais no dia 06 de maio de 2016 às 12:59

O arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha, de 87 anos, vai receber o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto da obra. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 28 de maio, no Palazzo Giustinian, em Veneza, Itália. Entre os projetos mais famosos de Mendes estão o Museu Brasileiro da Escultura e o ginásio do Clube Atlético Paulistano.

A escolha de Mendes foi feita pelo Conselho de Diretores da Bienal, presidido por Paolo Baratta, segundo recomendação do curador atual do evento e arquiteto chileno Alejandro Aravena. Segundo o Conselho, entre outros pontos, "o atributo mais marcante de sua arquitetura é a atemporalidade".

"Muitas décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resistem ao avanço do tempo, tanto estilisticamente e fisicamente. Essa consciência estarrecedora deve ser a consequência de sua integridade ideológica e sua genialidade estrutural. Ele é um desafiador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado", afirma uma nota enviada à imprensa.