Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Após saída do Reino Unido da UE, chanceler alemã fala em "golpe contra a Europa"

Após a saída do Reino Unido da União Europeia, referendada nesta quinta-feira (24) pelos britânicos, a chanceler alemã, Angela Merkel, falou que a decisão é um "golpe contra a Europa, um golpe contra o processo de unificação europeia". Em comunicado, ela lamentou o ocorrido e convidou o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para uma reunião em Berlim na segunda-feira (27). [Leia mais...]

Após saída do Reino Unido da UE, chanceler alemã fala em "golpe contra a Europa"

Foto: Reprodução/Reuters

Por: Matheus Simoni no dia 24 de junho de 2016 às 17:03

Após a saída do Reino Unido da União Europeia, referendada nesta quinta-feira (24) pelos britânicos, a chanceler alemã, Angela Merkel, falou que a decisão é um "golpe contra a Europa, um golpe contra o processo de unificação europeia". Em comunicado, ela lamentou o ocorrido e convidou o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para uma reunião em Berlim na segunda-feira (27).

"Tomamos nota com pesar da decisão da maioria da população britânica", declarou Merkel. "As consequências do 'Brexit' para toda a Europa vão depender crucialmente da forma como nós, os 27 Estados da União Europeia, nos mostrarmos capazes, nesta situação, de não tirar conclusões rápidas e simples do referendo no Reino Unido que dividam ainda mais a Europa", disse ela, de acordo com a agência France Press.

Os britânicos decidiram que o Reino Unido deve deixar a União Europeia. Em decisão apertada, o 'Brexit' conquistou 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.