Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Parlamento Europeu quer início do processo de 'Brexit' na terça

Internacional

Parlamento Europeu quer início do processo de 'Brexit' na terça

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que inicie o processo de saída da União Europeia (UE) na próxima terça-feira (28) - dia de uma reunião de cúpula do bloco [Leia mais...]

Parlamento Europeu quer início do processo de 'Brexit' na terça

Foto: Eric Vidal/ Reuters

Por: Alaine Brasil no dia 26 de junho de 2016 às 12:30

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que inicie o processo de saída da União Europeia (UE) na próxima terça-feira (28) - dia de uma reunião de cúpula do bloco. Após o resultado do referendo, Cameron anunciou que deixará o cargo em outubro para que um outro líder conduza esse processo.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, Schulz afirmou que um período confuso "levaria a mais insegurança, colocando os empregos em perigo". "Esta atitude de dúvida, simplesmente para seguir o jogo tático dos conservadores britânicos, prejudica a todos. Por isto contamos com o governo britânico para cumprir suas promessas a partir de agora e a reunião de cúpula de terça-feira será um bom momento", completou.

As quatro bancadas mais importantes do Parlamento Europeu também redigiram uma resolução que convida Cameron a iniciar o Brexit na terça-feira, informa o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. "É imperativo evitar uma incerteza prejudicial para todos e preservar a unidade da União. Não se poderá aprovar nenhuma nova relação, do tipo que for, entre o Reino Unido e a UE enquanto o acordo de saída não estiver concluído", afirma o texto dos parlamentares.

Na última sexta-feira (24), após o choque do resultado do referendo, que definiu a saída do Reino Unido da UE, Cameron anunciou sua renúncia para o mês de outubro, deixando para o sucessor o papel de negociar o Brexit com os outros países membros. Como estipula o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que nunca foi utilizado até hoje, para concretizar a saída, o Reino Unido deve notificar o Conselho Europeu, composto pelos chefes de Estado e de Governo, sobre a intenção de abandonar a UE.