Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Zika: 1º caso de microcefalia relacionado ao vírus é registrado em Nova York

O primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus Zika foi registrado, na última sexta-feira (22), em Nova York, nos Estados Unidos. A ocorrência foi anunciada por um Departamento de Saúde local. Segundo informações preliminares, a mãe do bebê contraiu a doença durante uma visita a um país afetado pelo vírus, que não foi informado. Na ocasião, ela já estava grávida. [Leia mais...]

Zika: 1º caso de microcefalia relacionado ao vírus é registrado em Nova York

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 23 de julho de 2016 às 19:26

O primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus Zika foi registrado, na última sexta-feira (22), em Nova York, nos Estados Unidos. A ocorrência foi anunciada pelo Departamento de Saúde local. Segundo informações preliminares, a mãe do bebê contraiu a doença durante uma visita a um país afetado pelo vírus, que não foi informado. Na ocasião, ela já estava grávida.

Em nota, a subdiretora de serviços de saúde de Nova York, Herminia Palacio, informou que, "a cidade esteve se preparando para esta possibilidade durante meses". "Estamos preparados para ajudar as famílias a cuidar do bebê com microcefalia", disse. De acordo com Palacio, o caso serve como uma "triste advertência das trágicas consequências que a zika pode provocar nas mulheres grávidas".

Na semana passada, o departamento de saúde comunicou que solicitou que 2 mil mulheres grávidas, que estiveram em zonas de risco, fizessem exames. Até o dia 15 de junho, as análises confirmaram a doença em 41 grávidas. Os Centros de Controle e Prevenção (na sigla em inglês, CDC), dizem que 400 mulheres já tiveram resultado positivos para a doença até agora.