Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Em pesquisa, cientistas encontram anticorpos eficazes contra a zika em ratos

Internacional

Em pesquisa, cientistas encontram anticorpos eficazes contra a zika em ratos

De acordo com estudo publicado na revista científica americana “Cell”, na última quarta-feira (27), pesquisadores dos Estados Unidos identificaram anticorpos em ratos que neutralizam o vírus da zika e podem prevenir uma infecção pelo vírus [Leia mais...]

Em pesquisa, cientistas encontram anticorpos eficazes contra a zika em ratos

Foto: AP Photo/Andre Penner, File

Por: Alaine Brasil no dia 28 de julho de 2016 às 18:12

De acordo com estudo publicado na revista científica americana “Cell”, na última quarta-feira (27), pesquisadores dos Estados Unidos identificaram anticorpos em ratos que neutralizam o vírus da zika e podem prevenir uma infecção pelo vírus.

Segundo os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (Missouri), a descoberta representa um passo importante para desenvolver uma vacina, assim como um melhor exame de diagnóstico da doença e, potencialmente, novas terapias baseadas nesses anticorpos. O estudo mostra ainda como seis anticorpos interagem exclusivamente com o vírus da zika, e não com outros da mesma família, como o da dengue, por exemplo. "Alguns desses anticorpos são capazes de neutralizar as cepas africana, asiática e americana do vírus zika, aproximadamente no mesmo grau", disse o principal autor do estudo, Daved Fremont, professor de patologia e imunologia. Estes anticorpos poderiam provocar uma reação imunológica contra o zika, segundo Fremont, o que sugere a possibilidade de criar uma vacina a partir de apenas uma proteína viral cultivada, mais do que com o vírus inteiro.

Ao contrário da maioria das pessoas, as grávidas não podem receber vacinas feitas a partir de vírus vivos, porque a gravidez suprime o sistema imunológico da mulher, de modo que uma pequena quantidade de vírus pode deixá-la doente.