Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Internacional

Morre ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle

Morreu na segunda-feira (24), aos 88 anos, o ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle. [Leia mais...]

Morre ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle

Foto: Arquivo / AFP Photo

Por: Matheus Morais no dia 25 de outubro de 2016 às 09:56

Morreu na segunda-feira (24), aos 88 anos, o ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle. Ele estava internado há 10 dias devido a uma queda que lhe causou um dano cerebral. "Lamentavelmente, o esforço realizado por toda a equipe de saúde não foi o suficiente para reverter o quadro clínico com o qual ingressou o Dr. Batlle após o acidente que sofreu há alguns dias", informou a clínica onde o ex-presidente estava internado. 

Batlle foi hospitalizado em estado crítico no dia 13 de outubro com "traumatismo no crânio por queda". Ele completaria 89 anos nesta terça-feira. Durante seu mandato, o ex-presidente enfrentou a pior crise financeira da história recente do Uruguai, com uma forte corrida bancária e a disparada do dólar, no rastro da crise econômica argentina de 2001.

Herdeiro de uma dinastia política que marcou a história do Uruguai, Jorge Batlle era filho de Luis Batlle Berres, que exerceu a presidência entre 1947 e 1951. Era advogado e chegou à presidência em março de 2000. Nascido em 25 de outubro de 1927, Batlle - advogado de profissão - chegou à presidência em março de 2000, na sua quinta tentativa como candidato do tradicional Partido Colorado, com um discurso liberal.