Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Há 3 dias no poder, Trump proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

Internacional

Há 3 dias no poder, Trump proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

Além do ato que retira os Estados Unidos da Parceria Transpacífico, outros dois decretos de grande impacto doméstico, e que causaram bastante polêmica, foram assinados pelo novo presidente dos EUA, Donald Trump. [Leia mais...]

Há 3 dias no poder, Trump proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

Foto: CNN

Por: Laura Lorenzo no dia 23 de janeiro de 2017 às 19:42

Além do ato que retira os Estados Unidos da Parceria Transpacífico, outros dois decretos de grande impacto doméstico, e que causaram bastante polêmica, foram assinados pelo novo presidente dos EUA, Donald Trump. Três dias depois de sua posse, o republicano proibiu o financiamento do governo federal para organizações não-governamentais estrangeiras que promovam ou paguem o aborto, e também congelou a contratação de novos servidores nos órgãos do governo federal.

A segunda medida, contudo, não vale para as Forças Armadas, que podem continuar contratando, se necessário. Já o decreto sobre organizações que apoiam o aborto significa que o presidente Trump revalidou uma medida da época do ex-presidente Ronald Reagan, que impede que os EUA ajudem órgãos não-governamentais prestadores de serviços de saúde, que atuam em outros países, que discutam ou incluam o aborto como uma opção do planejamento familiar.

O decreto assinado por Trump é fortemente contrária ao que defende a Marcha das Mulheres, que foi às ruas de  Washington, no último sábado (21), protestando justamente contra as medidas anunciadas pelo republicano.