Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Sobe para 85 o número de mortos em deslizamento de terra na Guatemala

Internacional

Sobe para 85 o número de mortos em deslizamento de terra na Guatemala

Subiu para 85 o números de mortos em um deslizamento de terra, após fortes chuvas em Santa Catarina Pinula, cidade próxima a Guatemala, na última quinta-feira (1). Por volta das 21h20 do sábado (3), no horário local (0h20 deste domingo em Brasília), equipes de socorros, militares, além de voluntários, encerraram o segundo dia de buscas sem encontrar nenhum sobrevivente. [Leia mais...]

Sobe para 85 o número de mortos em deslizamento de terra na Guatemala

Foto: AFP

Por: Gabriel Nascimento no dia 04 de outubro de 2015 às 08:29

Subiu para 85 o números de mortos em um deslizamento de terra, após fortes chuvas em Santa Catarina Pinula, cidade próxima a Guatemala, na última quinta-feira (1). Por volta das 21h20 do sábado (3), no horário local (0h20 deste domingo em Brasília), equipes de socorros, militares, além de voluntários, encerraram o segundo dia de buscas sem encontrar nenhum sobrevivente. Segundo informações do jornal "Prensa Libre", cerca de 350 pessoas estão desaparecidas.

Ainda segundo a imprensa local, o ministro da Defesa, Williams Mansilla, declarou que as buscas terão uma mudança de protocolo ao serem retomadas neste domingo. Só trabalharão na área do incidente pessoas qualificadas e será proibido o ingresso de voluntários que tentam ajudar na remoção de terra e escombros. O ministro disse que a decisão foi tomada por medida de segurança, já que haverá mais operações com máquinas e o terreno está muito frágil.

O comandante de incidentes da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Sergio Cabañas, afirmou que o prazo padrão de 72 horas para encontrar pessoas com vida termina neste domingo (4), mas uma análise determinará a extensão desse período. As autoridades locais estimam que o número de pessoas trabalhando nas buscas devem ser reduzido para entre 200 e 250 neste domingo. Amigos e parentes das vítimas começaram o doloroso processo de identificação dos corpos no necrotério improvisado a 400 metros do local da tragédia. Alguns mortos já foram sepultados.