Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Homem é preso após agredir companheira no Circuito Osmar neste sábado

Um homem foi preso em flagrante, pela Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, na madrugada deste sábado (6), após agredir sua companheira, próximo aos sanitários químicos do Orixás Center, no circuito Osmar. [Leia mais...]

Homem é preso após agredir companheira no Circuito Osmar neste sábado

Foto: Divulgação/Secom/Gov BA

Por: Jessica Galvão no dia 06 de fevereiro de 2016 às 14:59

Um homem foi preso em flagrante, pela Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, na madrugada deste sábado (6), após agredir sua companheira, próximo aos sanitários químicos do Orixás Center, no circuito Osmar.

“Ele estava sufocando a mulher, foi detido pela ronda e depois encaminhado à Central de Flagrantes que funciona no Prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade. Lá, foi lavrado um auto de prisão”, explica a subcomandante da Operação Ronda Maria da Penha, Ana Paula Queirós. A subcomandante lembra que, além da violência física, a lei Maria da Penha pune outros tipos de agressão à mulher como ameaças e xingamentos.

A ronda, criada há menos de um ano, envolve desde o monitoramento de casos de violência contra a mulher à conscientização sobre a importância de combater esse tipo de crime. Os ataques de violência moral ou psicológica também podem ser denunciados. E no caso de Carnaval, o beijo forçado, sem o consentimento da mulher, também é considerado um ato de agressão e deve ser denunciado, diz a policial. Em todos esses casos, a vítima ou denunciante pode acionar o primeiro policial que localizar.

“Temos feito um trabalho importante de conscientização com os policiais que estão atuando no carnaval para que estejam atentos a esses casos”, afirma a subcomandante. As denúncias podem ser feitas diretamente aos agentes policiais ou também encaminhadas pelos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Central de Telecomunicação da Secretaria de Segurança Pública).