Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS e em Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Étimo, com o objetivo de combater crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, além de crimes contra o sistema financeiro nacional. A operação é um desdobramento da Operação Lava Jato, que surgiu em Curitiba, e visa investigar a ação de criminosos no Rio Grande do Sul. [Leia mais...]

PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS e em Brasília

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por: Matheus Simoni no dia 16 de agosto de 2017 às 07:44

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Étimo, com o objetivo de combater crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, além de crimes contra o sistema financeiro nacional. A operação é um desdobramento da Operação Lava Jato, que surgiu em Curitiba, e visa investigar a ação de criminosos no Rio Grande do Sul. Mais de 50 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (2), Canoas (1) e Glorinha (1). Também foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados. Também está sendo cumprido um mandado em Brasília.

Com dados obtidos a partir de compartilhamento das informações da 26ª Fase da Operação Lava Jato (Operação Xepa), no Paraná, foi possível aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras.

De acordo com os investigadores, uma entidade associativa ligada a grandes empreiteiras recebia das empresas um percentual do valor de obras públicas realizadas no Rio Grande do Sul. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela Operação Étimo.