Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Edição extra do Diário Oficial traz nomeação de Lula e novo ministério

Política

Edição extra do Diário Oficial traz nomeação de Lula e novo ministério

O ex-presidente Lula foi nomeado oficialmente como ministro da Casa Civil em uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União” publicada no início da noite desta quarta-feira (16). [Leia mais...]

Edição extra do Diário Oficial traz nomeação de Lula e novo ministério

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 16 de março de 2016 às 19:39

O ex-presidente Lula foi nomeado oficialmente como ministro da Casa Civil em uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União” publicada no início da noite desta quarta-feira (16). A edição também traz a criação de um novo ministério, o do Gabinete Pessoal do Presidente da República, que será ocupado por Jaques Wagner, ex-ministro da Casa Civil.

A Secretaria de Comunicação Social divulgou nesta manhã uma nota informando que Lula ocuparia a Casa Civil no lugar de Wagner. A presidente e o novo ministro do governo passaram toda a manhã desta quarta reunidos para discutir a nomeação.

No final da tarde desta quarta-feira, o juiz Sérgio Moro, responsável péla Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, retirou o sigilo de interceptações telefônicas de Lula. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo gravado nesta quarta com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro-chefe da Casa Civil. Na conversa, Dilma e Lula conversam sobre o termo de posse de Lula.

Com a nomeação, Lula ganhou foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a investigação sobre ele sai do alcance do juiz Sérgio Moro e passa para o âmbito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A posse do ex-presidente deve acontecer na próxima terça-feira (22) no Palácio do Planalto.