Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula convoca Haddad para discutir crise na Petrobras e futuro de Prates

Política

Lula convoca Haddad para discutir crise na Petrobras e futuro de Prates

Uma nova reunião foi agendada para esta segunda-feira (8). Aliados de Lula afirmam, sob reservas, que o destino de Prates está selado. Para esses interlocutores, a demissão é questão de tempo

Lula convoca Haddad para discutir crise na Petrobras e futuro de Prates

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 08:39

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros para o encontro no Palácio da Alvorada — entre eles Fernando Haddad (Fazenda). Uma reunião para debater a crise na Petrobras estava marcada no domingo (7), no entanto, foi cancelada horas depois.

Uma nova reunião foi agendada para esta segunda-feira (8). Desde o início do governo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, tem atritos com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, pasta que tem influência sobre a estatal. Rui Costa, da Casa Civil, também não concorda com posições de Prates há frente da empresa.

De acordo com a Folha de São Paulo, aliados de Lula afirmam, sob reservas, que o destino de Prates está selado. Para esses interlocutores, a demissão é questão de tempo. A expectativa, porém, é que Haddad interceda em favor da manutenção de Prates por temer impacto na economia e também sob o argumento de não haver justificativas técnicas para a exoneração do presidente da Petrobras, à exceção de sua personalidade e de seus rompantes nas redes sociais.

Ainda de acordo com a reportagem, outro argumento para a permanência de Prates seria o de que ele estava certo ao propor a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas da empresa, o que poderá ocorrer, ao menos parcialmente, no próximo mês. Segundo colaboradores de Lula, Prates deverá ser substituído pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloysio Mercadante, com quem o petista já conversou sobre a sucessão durante uma de suas recentes viagens ao Rio de Janeiro.