Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

CCJ da Câmara discute se estados podem legislar sobre armas

Política

CCJ da Câmara discute se estados podem legislar sobre armas

projeto vai na contramão do que tem sido defendido pelo Governo Lula e STF

CCJ da Câmara discute se estados podem legislar sobre armas

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 17:43

A presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, deputada Carolina de Toni (PL-SC), colocou em pauta, nesta terça-feira (16), um projeto de lei complementar que permite aos estados formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas. 

Também estão pautados projetos para facilitar o uso da força para retirada de invasores de propriedades e outro que prevê obrigatoriedade para que movimentos sociais tenham personalidade jurídica. A proposta da deputada já tinha sido apresentada em 2023, após o governo Lula (PT) reverter parte da flexibilização ao acesso de armas promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O STF (Supremo Tribunal Federal) analisa atualmente nove ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) e uma ADPFs (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) contra leis estaduais e municipais sobre o porte de armas.

As ações questionam leis sobre CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) e que asseguram o porte a profissionais como defensores públicos, policiais científicos, vigilantes, seguranças e agentes de segurança socioeducativos.Os pedidos para o STF invalidar essas leis é assinado pelo próprio presidente Lula e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.