Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Comissão para extinguir Tribunal de Contas dos Municípios está parada

Política

Comissão para extinguir Tribunal de Contas dos Municípios está parada

Seis meses depois de sua criação na Assembleia Legislativa da Bahia, a comissão para elaborar um estudo de viabilidade para extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está parada [Leia mais...]

Comissão para extinguir Tribunal de Contas dos Municípios está parada

Foto: Tácio Moreira/metropress

Por: Matheus Morais no dia 01 de maio de 2016 às 08:22

Seis meses depois de sua criação na Assembleia Legislativa da Bahia, a comissão para elaborar um estudo de viabilidade para extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está parada. De autoria do presidente da Casa, Marcelo Nilo (PSL), a proposta pretende transferir a fiscalização das contas dos municípios da Bahia para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Nilo teria passado a defender a extinção do órgão como retaliação a conselheiros que recusaram ajuda a prefeitos aliados. Ele, claro, nega. Segundo Nilo, os trabalhos esfriaram. “Por uma série de coisas, inclusive o impeachment, mas vamos retomar. A comissão já foi a Belo Horizonte e vamos nos reunir na próxima semana para discutir uma ida para Recife”, afirmou. 

O deputado Leur Lomanto (PMDB), que compõe a comissão, declarou que vai cobrar andamento. “Fomos a Belo Horizonte, e a realidade é bem diferente. Eles têm orçamento bem maior que o nosso e o Tribunal é todo informatizado. Vamos conhecer mais e, assim, elaborar um parecer”, disse. 

“TCM não pode ser extinto”

Contrário à extinção do TCM, o deputado Luciano Simões Filho (PMDB) afirmou que a proposta de Nilo está na contramão da história. “É um órgão de transparência, específico, que não pode ser extinto. Não podemos cancelar mais um órgão de fiscalização”, destacou. 

Integram a comissão Paulo Rangel (PT), presidente, Leur Lomanto Jr. (PMDB), Luiza Maia (PT), Nelson Leal (PSL), Luciano Simões Filho (PMDB), Tom Araújo (DEM), Ivana Bastos (PSD) e Alan Sanches (DEM).