Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Cunha pode continuar com parte dos seus privilégios, diz 1º secretário

Política

Cunha pode continuar com parte dos seus privilégios, diz 1º secretário

Afastado do mandato e da presidência da Câmara dos Deputados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) poderá manter parte dos seus privilégios como presidente da Casa. A decisão está sendo avaliada pela Mesa Diretora, segundo o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP). [Leia mais...]

Cunha pode continuar com parte dos seus privilégios, diz 1º secretário

Foto: Fotos públicas

Por: Jessica Galvão no dia 06 de maio de 2016 às 14:06

Afastado do mandato e da presidência da Câmara dos Deputados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) poderá manter parte dos seus privilégios como presidente da Casa. A decisão está sendo avaliada pela Mesa Diretora, segundo o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP).

De acordo com Mansur, o objetivo é garantir os mesmos direitos que a presidente Dilma Rousseff (PT) manterá caso se afaste da Presidência da República, como metade da remuneração mensal (garantia prevista na lei do impeachment, de 1950).

"Vamos tentar fazer algo parecido com o que acontece com a Dilma. Ela poderá ser chefe de um poder afastada e mantém prerrogativas. Cunha é chefe de um poder afastado e também deverá manter parte das prerrogativas", disse ao G1.

Veja os benefícios que um presidente Câmara tem direito:

- Salário de R$ 33.763,00
- Foro privilegiado
- Residência e carro oficial da presidência
- Acompanhamento por equipe de seguranças
- Direito a uso de jato da Força Aérea Brasileira (FAB)
- Cota parlamentar para custear passagens aéreas, gasolina, gastos com telefone e escritório parlamentar no respectivo estado (valor varia de acordo com a unidade da federação)
- Verba de gabinete de R$ 92.053,20 para pagamento de assessores