Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de abril de 2024

Política

Polícia Federal deflagra 30ª fase da Operação Lava Jato nesta terça

A Operação tem mais uma vez o ex-ministro, José Dirceu e o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, como alvos. [Leia mais...]

Polícia Federal deflagra 30ª fase da Operação Lava Jato nesta terça

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais e Camila Tíssia no dia 24 de maio de 2016 às 07:15

Atualizado: no dia 24 de maio de 2016 às 12:58

A 30ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada, na madrugada desta terça-feira (24), pela Polícia Federal (PF). Ao todo, são 25 mandados de busca, 10 de condução coercitiva e dois de prisão preventiva, nesta ação que é um desdobramento da 20ª etapa e acontece nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Batizada "Vício", a Operação apura um repasses de R$ 40 milhões de reais em propina. De acordo com a PF, três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

No final desta manhã, a Polícia Federal explicou, em uma coletiva de imprensa, detalhes da operação, que tem mais uma vez o ex-ministro, José Dirceu e o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, como alvos. De acordo com o procurador da República, Roberson Pozzobon, as empresas brasileiras e fornecedoras de tubos, Confab e Apolo, são suspeitas da prática de corrupção como modelo de negócio.

As investigações identificaram, também, que uma construtora fantasma chamada Credencial Construções foi utilizada para viabilizar o pagamento da propina a José Dirceu e ao irmão dele, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, mediante a celebração de contratos falsos. Ainda segundo o procurador, a empresa, que já foi citada em outra fase da Lava Jato, não tinha um escritório fixo e nem mesmo empregados contratados.