Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Cunha pede ao STF para que ele possa frequentar seu gabinete na Câmara

Política

Cunha pede ao STF para que ele possa frequentar seu gabinete na Câmara

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ingressou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa voltar a frequentar o gabinete da Presidência na Câmara. O caso vai ser avaliado pelo ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato na Corte. [Leia mais...]

Cunha pede ao STF para que ele possa frequentar seu gabinete na Câmara

Foto: Lula Marques/Agência PT

Por: Matheus Simoni no dia 26 de maio de 2016 às 18:32

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ingressou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa voltar a frequentar o gabinete da Presidência na Câmara. O caso vai ser avaliado pelo ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato na Corte. Na ação, a defesa do parlamentar sustentam que o mandato dele foi suspenso, mas que ele continua com "diretos políticos preservados" e, por ainda ser filiado ao PMDB, "não está impedido de exercer atividade partidária, como qualquer cidadão".

Diante do exposto, os advogados de Cunha pedem que ele possa se dedicar ao "exercício da atividade partidária, desvinculada de exercício próprio do mandato parlamentar, inclusive com a possibilidade de frequentar o seu gabinete". Na semana passada, Eduardo Cunha afirmou que voltaria a despachar do seu gabinete pessoal de deputado.

A declaração não foi bem recebida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor do pedido de afastamento de Cunha. Segundo o jornal Estadão, interlocutores de Janot afirmaram que atitude poderia ser vista como um desrespeito à decisão do STF e poderia até mesmo resultar em um pedido prisão do peemedebista.