Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Em gravação, Renan diz que tentou barrar recondução de Janot à PGR

Política

Em gravação, Renan diz que tentou barrar recondução de Janot à PGR

Em novo trecho das gravações feitas de conversas entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o ex-presidente da República, José Sarney, Renan afirma ter tentado vetar a recondução do atual procurador-geral da União, Rodrigo Janot, ao cargo, em setembro de 2015. [Leia mais...]

Em gravação, Renan diz que tentou barrar recondução de Janot à PGR

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 27 de maio de 2016 às 19:01

Em novo trecho das gravações feitas de conversas entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o ex-presidente da República, José Sarney, Renan afirma ter tentado vetar a recondução do atual procurador-geral da União, Rodrigo Janot, ao cargo, em setembro de 2015.

As conversas, gravadas por Machado, que teve acordo de delação homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, falam sobre presidente afastada, Dilma Rousseff, que reconduziu Janot ao cargo. 

SÉRGIO MACHADO: Agora uma coisa eu tenho certeza: sobre você não tem nada ainda.
RENAN CALHEIROS: Nesse mistério todo, a gente nem sabe por que eles vivem nessa obsessão.
SÉRGIO MACHADO: Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b***, não. Aquele cara ali...
RENAN CALHEIROS: Quem?
SÉRGIO MACHADO: Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali.
RENAN CALHEIROS: Eu tentei... Mas eu estava só. 

Em relação a Dilma, Renan e Sarney falaram sobre a prisão do marqueteiro João Santana, marqueteiro da campanha eleitoral da presidente, no âmbito da Lava Jato. Ambos mencionam o então ministro da Justiça, sem dar o nome - no período, das conversas, ocuparam o cargo José Eduardo Cardozo, Wellington Silva e Eugênio Aragão.

SÉRGIO MACHADO: A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara. Ela não tem solidariedade com ninguém não, presidente.
JOSÉ SARNEY: E, nesse caso, ao que eu sei, é o único que ela tá envolvida diretamente. E ela foi quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar pelo Santana.
SÉRGIO MACHADO: Isso é muito sério. Presidente, você pegou o marqueteiro dos três para o presidente do Brasil. Deixa que o ministro da Justiça, que é um banana, só diz besteira, nunca vi um governo tão fraco, tão frágil e tão omisso. É que estavam dizendo esta semana: a presidente é b*** mole. A gente não tem um fato positivo.
JOSÉ SARNEY: E todo mundo, todo mundo acovardado.
SÉRGIO MACHADO: Acovardado.