Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Novas gravações mostram críticas de ministro da Transparência à Lava Jato

Política

Novas gravações mostram críticas de ministro da Transparência à Lava Jato

Novos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foram divulgados na noite de domingo (29) em reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo. [Leia mais...]

Novas gravações mostram críticas de ministro da Transparência à Lava Jato

Foto: Divulgação/ O Tempo

Por: Matheus Morais no dia 30 de maio de 2016 às 07:41

Novos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foram divulgados na noite de domingo (29) em reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo. As gravações contêm conversas de uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ex-presidente da Transpetro afirmou que houve uma troca de reclamações sobre a Justiça e a operação Lava Jato. Na conversa, Fabiano Silveira critica a condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.
Ele assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.

Três meses antes de assumir o ministério, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na casa de Renan Calheiros, onde a Lava Jato foi amplamente discutida com investigados. Durante as tratativas do acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que no dia 24 de fevereiro deste ano foi à casa de Renan Calheiros para conversar, entre outras coisas, sobre "as providências e ações que ele estava pensando acerca da operação Lava Jato".

Machado afirmou que participaram da conversa duas pessoas que ele disse serem "advogados de Renan". Um deles, segundo Machado, se chama Bruno, e o outro, Fabiano. Machado disse: "no inicio relatei aos advogados sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”.  Na revelação mais importante, o ex-presidente da Transpetro diz que, no encontro, ele e os presentes trocaram “reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Java Jato".

Além dele e Renan Calheiros, participam da reunião, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.

Na conversa, Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República (PGR). A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano Silveira e de Bruno Mendes.