Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Dilma perdeu popularidade por conta do ajuste fiscal", afirma deputado

Política

"Dilma perdeu popularidade por conta do ajuste fiscal", afirma deputado

Antes de ser afastada da presidência da República, enquanto é julgada no processo de impeachment, Dilma Rousseff enfrentou um período de recessão na economia do Brasil. Na tentativa do Governo Federal de controlar os gastos públicos, a presidente assumiu um risco, segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence. [Leia mais...]

"Dilma perdeu popularidade por conta do ajuste fiscal", afirma deputado

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Por: Camila Tíssia e Matheus Morais no dia 30 de maio de 2016 às 09:13

Antes de ser afastada da presidência da República, enquanto é julgada no processo de impeachment, Dilma Rousseff enfrentou um período de recessão na economia do Brasil. Na tentativa do Governo Federal de controlar os gastos públicos, a presidente assumiu um risco, segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence. Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (30), o deputado disse que "Dilma perdeu popularidade por conta do ajuste fiscal".

"Cometemos muitos erros. Nesse modelo de presidencialismo coalização é assim. Nós não conseguimos explicitar o que eram as posições do PT, nós pagamos o ônus que os ajustes do Levy [ministro da Fazenda] tiraram a popularidade de Dilma. Impeachment é complexo, nós não conseguimos explicitar muita coisa. Tem que coibir a corrupção, tudo isso... O que eu quero dizer é que nós herdamos o ônus dos governos anteriores, nós demos muita liberdade para a Polícia Federal. O ajuste fiscal traz alguns resultados. Em 2015, o ministro Levy, com apoio dos partidos da base, ele cortou gastos, ao cortar gastos, reduziu a atividade econômica. O investimento no país em desenvolvimento depende de concessões. Quando ele cortou gastos, reduziu a atividade econômica e a profundou o desajuste fiscal, entramos num período de inflação alta e caos econômico", afirmou.