Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Dia D: secretários pré-candidatos têm até terça para pedir afastamento

Com a atual vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), praticamente fora do páreo, a escolha do nome que deve compor a chapa de ACM Neto (DEM) na busca pela reeleição em Salvador, no pleito eleitoral de outubro, continua um grande mistério. [Leia mais...]

Dia D: secretários pré-candidatos têm até terça para pedir afastamento

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Matheus Morais no dia 30 de maio de 2016 às 12:46

Com a atual vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), praticamente fora do páreo, a escolha do nome que deve compor a chapa de ACM Neto (DEM) na busca pela reeleição em Salvador, no pleito eleitoral de outubro, continua um grande mistério. 

Tendo quatro secretários da atual gestão como principais nomes para assumir o cargo de vice, entre eles: Silvio Pinheiro (PSDB), Fábio Mota (PMDB), Luiz Carreira (PV) e Guilherme Bellintani (DEM), a lei eleitoral exige que os candidatos se desliguem do cargo até a terça-feira (31). Porém, procurados pelo Metro1, na manhã desta segunda-feira (30), os secretários preferiram manter o suspense sobre a escolha. 

Sobre o assunto, ACM Neto disse em entrevista à Rádio Metrópole, no último dia 19, que quem pretende se candidatar a vice ou a outros cargos, deve pedir pra sair da administração municipal, sem esperar que o prefeito tome conta do seu futuro. 

"Eu não vou tomar nenhuma decisão antes de julho. Sobre eleições de 2016, vamos conversar só em junho. Até final de julho chegaremos a uma conclusão. Como existem o prazo de descompatibilização em junho, eles que se entendam e peçam para sair para se candidatar. Eu não vou pedir a ninguém para deixar a Prefeitura. Eu tenho conversado muito abertamente com eles. Não vou antecipar a eleição. Eu tenho que governar Salvador. Quando era Carnaval e eu dizia que não ia falar de política, ninguém acreditava. Estamos chegando São João e eu não tratei de eleições. O prazo das convenções vai até agosto. Eu não vou resolver nada em junho. Até porque tenho uma vice que tem toda a minha consideração e respeito e está no processo". 

Fábio Mota

O peemedebista Fábio Mota, secretário de Mobilidade da capital, afirmou que ainda não conversou sobre o assunto com a direção do seu partido. “Estou esperando o partido me orientar. Sou um soldado partidário. Não tenho previsão para conversar com o PMDB, nem sei se essa conversa vaio acontecer. Acho que estou fazendo um trabalho bom na secretaria e isso não é uma decisão individual. Não pode ser uma decisão minha, individual, se for interessante para o partido, se o partido assim entender, estou pronto para atender as deliberações”, disse. 

Silvio Pinheiro

Já o secretário de Urbanismo, o tucano Silvio Pinheiro, disse que também ainda não conversou com o PSDB, nem com o prefeito ACM Neto, mas que o assunto deve ser tratado em breve. “Ainda não tratei disso. Vou conversar primeiro com o prefeito e depois com o partido. Até dia 2 vou ter essa conversa”, ressaltou. Silvio Pinheiro está cotado para assumir o Fundo Nacional de Educação, um dos órgãos mais importantes do Ministério de Educação. 

Guilherme Bellintani

Procurado pelo Metro1, Guilherme Bellintani, secretário de Educação e aposta do DEM para ser vice de Neto no pleito de outubro, desconversou sobre o assunto: “Não tenho conversado sobre isso com o prefeito, tenho conversado pouco, na verdade. Não sei a opinião do prefeito. Até quarta-feira, o prefeito, junto com o partido, naturalmente, vai me dizer quais os caminhos a serem tomados. Mas, eu estou preparado para continuar na gestão”, declarou. 

Bellintani disse ainda que continua sendo um soldado da gestão de ACM Neto: “Estou preparado para continuar até o final do ano na gestão, mas se ele quiser alguma coisa diferente disso, ele vai me comunicar”, completou. 

Bruno Reis

O secretário de Promoção Social de Salvador, Bruno Reis (PMDB), outro nome cotado, vai deixar o cargo na terça-feira (31) e volta a assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. 

Luiz Carreira

A reportagem tentou contato com o secretário da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Luiz Carreira (PV), mas ainda não obteve êxito. No último dia 27, o Partido Verde solicitou que ele deixe o cargo para que seu nome seja colocado como opção para vice de Neto na eleição municipal de outubro.